Ementas vegetarianas

blank
Comer muita fruta engorda
Maio 20, 2019
blank
Não posso comer gordura
Maio 27, 2019

Segundo um artigo de O Observador, Teresa Branco

especialista em gestão do peso e com uma vasta experiência a lidar com casos complexos de excesso de peso, responde a algumas questões pertinentes das quais se destacam resumidamente as seguintes:

DATA: Abril 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

7 – Ementas essencialmente vegetarianas são a melhor forma de emagrecer

Mito: Não só é um mito como estão a aumentar o número de pessoas – sobretudo jovens – que pedem ajuda para perder peso no contexto de uma dieta vegetariana ou com pouca proteína de origem animal.

Quem segue este tipo de alimentação quase sempre acaba por ingerir uma quantidade superior de gordura e de hidratos de carbono. Isto é particularmente relevante no caso das pessoas com dificuldade em metabolizar os hidratos de carbono, já que, estando desprovidas de proteína de origem animal, comem-nos em maior quantidade, sendo depois mais difícil controlar o peso.

Num estudo de 2018, publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA), fica claro que tanto a dieta ovolactovegetariana como a mediterrânica são eficazes na redução de peso.

A avaliação do metabolismo é sobretudo importante em quem quer perder peso e segue este tipo de regime – seja por questões ecológicas, filosóficas, religiosas ou outras – “porque vamos ter de selecionar criteriosamente os vegetais com maior quantidade de proteína para conjugá-los de forma correta e ainda, nalguns casos, prescrever suplementos para que estas pessoas tenham todos os aminoácidos essenciais ao organismo”.

Em breve será publicado o oitavo Mito sobre Perda de Peso, esteja atento(a)!