Treino invisível

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De que se trata e qual a sua importância?

DATA: Novembro 2020
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

A RM Trainer concorda que será de extrema importância que complemente o seu treino com descanso, nutrição e relaxamento para aumentar a sua evolução.

A verdade é que pouco se fala sobre o treino invisível. Além da rotina diária de exercícios físicos no ginásio ou da prática das suas aulas de grupo preferidas, existe outro tipo de treino que é tão importante quanto a própria atividade física.

Como consequência da prática de exercícios físicos regulares, é produzido no corpo um gasto energético que pode limitar, tanto a intensidade, como a duração do próprio treino. É por este motivo que o treino invisível assume uma importância especial, pois ajuda a otimizar os treinos, atrasar o aparecimento da fadiga, melhorar a recuperação entre as sessões e reduzir o risco de lesões.

Para recuperar o gasto de energia e reparar possíveis desconfortos musculares ou fibrilares, o treino invisível deve fazer parte da sua rotina de exercícios físicos. Complementar ambos os treinos, o comum e o invisível, será a chave do sucesso para impulsionar a sua progressão e manter a composição corporal ideal.

O que é treino invisível?

UM DESCANSO RECUPERADOR

Essencial para o bom funcionamento do corpo e para a saúde das pessoas. Na área do treino, o repouso é uma parte muito importante, principalmente para perceber a evolução e o progresso, pois com o repouso permitimos que a recuperação muscular seja mais rápida e maior.

Além disso, o repouso proporciona um maior crescimento muscular e melhor desempenho no próprio treino. Dar um dia de descanso entre as sessões é importante, mas também é importante dormir bem e ter uma boa noite de descanso. Como parte do seu treino e bem-estar do dia-a-dia, dormir as horas necessárias para que o corpo e a mente descansem será essencial para se manter saudável e com energia.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A nutrição desempenha um papel fundamental na boa forma e na saúde das pessoas, por isso também faz parte de um treino invisível. A comida que um atleta ingere afeta diretamente a capacidade de recuperação após um treino, a sensação de fadiga muscular e até mesmo o aparecimento de lesões. Será de evitar alimentos que não forneçam muitos nutrientes e ricos em gordura saturada e deve-se aumentar a ingestão de frutas e vegetais.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

Alongar os músculos diariamente alivia a tensão acumulada nos exercícios. Essa tensão deve ser tratada e aliviada para evitar que resulte em possível desconforto ou lesão. No entanto, os benefícios do alongamento muscular também incluem maior flexibilidade, saúde das articulações e suporte para uma circulação sanguínea ideal.

CALMA E RELAXAMENTO

Acompanhando os alongamentos diários, também deverá aproveitar para realizar exercícios de respiração e relaxamento. Reservar um tempo para respirar profundamente, fazer alguns exercícios de ioga ou meditar trará muitos benefícios para o bem-estar holístico que mais tarde se refletem no desempenho desportivo.

Como cuidado extra para relaxar o corpo e a mente e promover a recuperação, poderá fazer visitas regulares ao fisioterapeuta ou osteopata para desfrutar de massagens desportivas que ajudam a aliviar a tensão muscular ou outros tratamentos para restaurar e ajudar a preservar a praticar atividades com segurança e de forma otimizada.

Por todos estes motivos, se pode dar razão à velha máxima que defende que por vezes, o melhor treino é mesmo o descanso!