Como reduzir a Celulite?

blank
Treino invisível
Novembro 3, 2020
blank
Redução de gordura corporal
Novembro 18, 2020

A celulite não está relacionada com o excesso de peso, ela também afeta mulheres e atletas magras. Saiba como poderá combatê-la.

DATA: Novembro 2020
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Vários estudos mostram que cerca de 90% das mulheres têm celulite ou estão preocupadas com isso. A celulite, também chamada de pele casca de laranja, surge como resultado de distúrbios circulatórios que causam a retenção de gordura em certas áreas do corpo. Isso produz um aumento do tecido adiposo do corpo gerando irregularidades na pele que formam nódulos nas áreas afetadas devido à acumulação de gordura.

Não importa o peso que você possa ter, se tem um corpo magro ou alguns quilos a mais, a celulite pode aparecer de qualquer forma.

As áreas de aparecimento de celulite mais frequentes são as pernas, nádegas, abdómen e braços, e as causas mais comuns são duas: genes e hormonas. Uma dieta calórica excessiva, problemas de circulação, um estilo de vida sedentário ou o consumo de bebidas alcoólicas também podem desencadear o aparecimento de celulite no corpo.

Mulheres, as mais afetadas!

Os estrogénios, mais conhecidos como hormonas femininas, estão envolvidos no metabolismo das mulheres e influenciam a distribuição da gordura corporal, definindo a silhueta feminina, pois proporcionam mais gordura nas coxas, nádegas e peito.

Não existem fórmulas mágicas ou receitas milagrosas para combater a celulite. O segredo é levar um estilo de vida ativo, seguir uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios específicos para tonificar as áreas corporais mais afetadas e manter uma boa hidratação.

Aqui ficam então alguns exemplos de exercícios para reduzir a celulite:

BANDAS ELÁSTICAS

São altamente recomendadas para tonificar as pernas e as nádegas. Também ajudam a melhorar a flexibilidade e a força, um aspecto que melhora a potência muscular. Existem vários exercícios, como o agachamento frontal, caminhar lateralmente com a banda de resistência ou fazer extensões de perna. Uma dica: use-os algumas vezes por semana e combine-os com exercícios aeróbios.

AGACHAMENTOS

São muito eficazes para as pernas e reduzem a celulite na região. Aqui, até poderá realizar o exercício com uma cadeira. Com os pés afastados à largura dos ombros, levante-se da cadeira num segundo e desça em 3 segundos, trazendo os braços para a frente ao nível do peitoral cada vez que se sentar (facilitará o seu equilíbrio). Nível avançado: agachamento com apenas um pé apoiado no chão. Poderá apoiar a mão numa mesa, se necessário. Respeite a mesma regra das cadências 1seg/3seg. Será importante que durante essa descida lenta a sua coluna não sofra impacto quando se sentar.

LUNGES

Em pé, com os pés juntos, dê um passo em frente a uma distância suficiente para permitir que ambos os joelhos fiquem fletidos a 90 graus no final da descida, volte à posição inicial e alterne a perna após cada repetição. Efectue10 repetições por cada perna. Poderá também adicionar halteres ou algum elemento de peso, para aumentar ligeiramente a intensidade.

BÍCEPS

Este exercício ajudá-lo-á a tonificar os seus braços e reduzir a celulite local. Com o auxílio de halteres, a flexão do bíceps consiste em elevar os halteres em direção aos ombros, fletindo os cotovelos.

PONTE DE GLÚTEOS

Em decúbito dorsal com os joelhos fletidos, os braços estendidos ao longo do corpo e os pés e as mãos firmemente apoiadas no chão. Realize um movimento de elevação da anca controladamente, levantando e separando progressivamente as costas do solo até que apenas a parte superior esteja apoiada. Faça o percurso no sentido inverso tentando articular as vértebras ao longo da execução do exercício.

Estes são apenas alguns exemplos de exercícios gerais, os quais poderão ajudar na redução da celulite. No entanto, a RM Trainer ressalva sempre a importância da individualização dos exercícios adaptando-os à especificidade de cada pessoa para que os resultados sejam os melhores.

Será de relembrar também que, para além do exercício físico, a alimentação, hidratação e um estilo de vida ativo e saudável serão sempre peças chave para o sucesso na redução da tão indesejada pele casca de laranja.