Redução de gordura corporal

blank
Como reduzir a Celulite?
Novembro 11, 2020
blank
Proteína, que quantidade?
Novembro 25, 2020

Desde a genética às atividades físicas e aos hábitos alimentares, tudo pode influenciar!

DATA: Novembro 2020
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Como em muitas outras áreas relacionadas com o exercício físico, muitos são os fatores que podem determinar que uma pessoa queime mais ou menos gordura corporal, conseguindo-o em mais ou menos tempo, com um determinado nível de intensidade e realizando uma atividade física específica.

De seguida serão descritos 3 fatores-chave que influenciam a queima de gordura corporal:

- INGESTÃO ALIMENTAR E CALÓRICA: Quantas calorias contem a sua dieta? Está a gastar mais, menos ou as mesmas calorias que consome diariamente? Levar em conta a dieta que seguimos é fundamental para entender como funciona o metabolismo de cada pessoa. Por exemplo, em geral, uma pessoa que come pelo menos 3 vezes ao dia, com as quantidades calóricas adequadas para o seu corpo, terá um metabolismo mais rápido e, portanto, queimará mais gordura do que uma pessoa que come menos diariamente, sem adaptar as calorias que consome às suas necessidades.

- O SEU CORPO TEM MEMÓRIA: Lembre-se de que quem já passou por processos de definição muscular ou emagrecimento geralmente tem uma vantagem sobre quem ainda não experimentou. A principal razão é que, se a perda de peso foi feita com moderação e progressiva, seguindo orientações nutricionais e desportivas adequadas, o corpo tem memória para a eliminação das células de gordura e do tecido adiposo. Com isso, será mais fácil para essa pessoa repetir a tarefa, principalmente se combinar uma alimentação equilibrada com uma rotina de treino físico orientada por um especialista em nutrição e por um personal trainer.

- A PERCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL: quando ganha ou perde peso, sabe realmente se o que ganha ou perde é gordura ou músculo? O percentual de gordura corporal é mais importante do que o peso em si? O peso que vemos na balança não é tudo! A percentagem de gordura corporal dependerá de vários fatores, como idade, peso e hábitos de vida que uma pessoa adquire. No entanto, a percentagem de gordura corporal será a chave para determinar se uma pessoa está no seu peso mais saudável. Como calcular? Nestes casos, é sempre aconselhável consultar um nutricionista desportivo, que estudará o seu caso de forma personalizada e o(a) aconselhará de acordo com as suas necessidades.

Esses três fatores são fundamentais quando se trata de perder gordura corporal em treino. No entanto, a seguinte premissa não deve ser negligenciada: qualquer perda de gordura excessiva e acelerada, que não seja realizada com a supervisão de um especialista em nutrição desportiva e por meio de progressão adequada, tem pouca probabilidade de ter sucesso a longo prazo.

Terá que pensar que o corpo está pronto para reservar depósitos de gordura. Se a queda calórica for rápida e extrema, pode causar uma desaceleração do metabolismo e, consequentemente queimar menos gordura corporal. Além disso, não se deve esquecer que a perda de gordura corporal é acompanhada muitas vezes por uma diminuição da massa muscular, por isso será sempre positivo mantê-la para evitar possíveis lesões e obter um bom desempenho nos treinos.

A RM Trainer aconselha a que, no caso de ter dúvidas, recorra a um especialista que o possa ajudar, tanto a nível alimentar por um nutricionista, como a nível do treino com um personal trainer qualificado.

Desta forma, o seu processo será personalizado a si e com toda a certeza será mais seguro e eficaz!