Sistema imunitário

blank
Surf & Fitness em casa
Abril 1, 2020
blank
Como reduzir no açúcar?
Abril 15, 2020

Conheça 4 formas de reforçar o seu sistema imunitário!

Segundo um artigo da Boomfit, o sistema imunitário tem como principal objetivo preservar a nossa saúde e bem-estar, protegendo o nosso organismo de possíveis doenças e infeções.

DATA: Abril 2020
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Este sistema deve funcionar corretamente, conseguindo detetar e distinguir o que é saudável para o nosso corpo do que não é, como é o caso dos vírus e dos parasitas.

Com o aparecimento do Covid-19 começaram a surgir dúvidas de como fortalecer o nosso sistema imunitário de forma a combater e conseguir derrotar os “inimigos” do nosso corpo.

No entanto, é importante mencionar que o facto de ter um sistema imunitário reforçado não significa que está livre de ficar infectado(a) com o vírus, simplesmente pode torná-lo(a) mais resistente a agressões e capaz de fazer frente a possíveis mazelas. O processo de fortalecer o sistema imunitário deverá ser contínuo e regular, como medida preventiva.

Desta forma, aqui ficam algumas medidas que são capazes de reforçar o seu sistema imunitário e que poderá adotar facilmente no seu dia-a-dia.

Como reforçar o seu sistema imunitário?

- TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA

Não é novidade para ninguém o quão importante é manter uma alimentação saudável e equilibrada, baseada em alimentos ricos em micronutrientes.

Como refere o Serviço Nacional de Saúde: “Um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.”

Então, é fundamental que no seu dia-a-dia aumente o consumo de vegetais e frutas, reduza o consumo energético excessivo e evite o excesso de açúcar, sal e alimentos processados. A leitura de rótulos e o consumo de produtos frescos são ações de grande importância para a sua saúde.

- PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO

A prática de exercício físico regular é um dos pilares para uma vida saudável e ativa, pois este permite melhorar a saúde cardiovascular, diminuir a pressão sanguínea, ajudar a controlar o peso corporal e proteger contra uma grande variedade de doenças.

Tal como uma dieta saudável, o exercício físico pode contribuir para uma boa saúde geral e portanto, para um sistema imunológico saudável.

Estar em casa, não é desculpa para não treinar. Posto isto, é muito importante que nesta fase mantenha um estilo de vida ativo, praticando atividade física, a qual deverá sempre ser adaptada e a mais indicada para si.

Exercite-se de forma regular e consistente, optando por exercícios que trabalhem vários músculos em simultâneo. Não sabendo o que fazer nesta área, deverá procurar ajuda junto de um profissional qualificado. Neste momento houve um autêntico boom de diretos nas redes sociais com treinos dos mais variados tipos, mas que afinal poderão não ser os mais indicados para si. Seja cauteloso(a) nas escolhas.

- MANTENHA-SE HIDRATADO(A)

Manter um bom estado de hidratação é fundamental para um sistema imunitário fortalecido. Segundo o SNS, é importante ir bebendo água ao longo do dia, cerca de 1.5 a 2L, o que equivale a aproximadamente 8 copos.

Uma ótima dica para conseguir beber mais água é fazer chás ou águas aromatizadas com fruta ou folhas de hortelã e menta. Desta forma, vai dar um sabor bastante agradável à água, sendo um incentivo para beber mais.

- MANTENHA UM PESO SAUDÁVEL

Vários estudos confirmam a relação entre a obesidade e o desequilíbrio do sistema imunitário. Além disso, é um fator de risco para o aumento de possíveis infeções e problemas respiratórios, tanto nas crianças como nos adultos.

Resumindo, é importante manter um peso saudável e adequado ao seu tipo de corpo, não só por uma questão física, mas principalmente para preservar a sua saúde.

Agora que conhece algumas formas de reforçar o seu sistema imunitário, é importante também conhecer fatores que o podem afetar negativamente.

Segundo a Harvard Medical School, estes são os fatores dos quais se deve afastar de forma a não prejudicar o seu sistema imunitário:

- Fumar e consumir álcool sem moderação

- Ter uma rotina de sono desequilibrada

- Défice de nutrientes

- Stress

- Excesso de gordura, açúcar, sal e alimentos processados na alimentação

- Ter uma rotina sedentária

É verdade que esta é uma situação excepcional e que não estávamos preparados para ela. Agora, cabe a cada um decidir como deverá proteger-se e enfrentar a situação da melhor forma.

Aproveite para fazer aquilo que não fazia devido à constante “falta de tempo” (ou de vontade…). Esteja com os seus, leia um livro, medite, reinvente-se e prepare-se para o futuro! Em suma, foque-se nas soluções e não nos problemas. Proteja-se e fique em casa! Seja inteligente e forte, tanto física, como emocionalmente. Mais cedo ou mais tarde, tudo irá passar…