Como reduzir no açúcar?

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Será que é assim tão difícil?

Não é segredo para ninguém que o açúcar é prejudicial à saúde. Vamos abordar então algumas formas de como o podemos remover da nossa dieta.

DATA: Abril 2020
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Refrigerantes açucarados, sucos embalados, sobremesas processadas, salsichas, molhos, etc. Há um grande número de produtos que mostram que o consumo de açúcar é algo intrínseco à nossa dieta diária. Praticamente tudo aquilo que comemos ou bebemos contém uma certa quantidade de açúcares adicionados que, em alguns casos, aumentam para níveis de crescente preocupação pelas instituições e organizações de saúde e nutrição.

Ao contrário de há anos atrás, a sociedade está cada vez mais consciente dos danos causados pelo açúcar no nosso organismo. Por esse motivo, cada vez mais algumas marcas de consumo estão a inovar e transformar os seus produtos com ingredientes que podem, de alguma forma, substituir o açúcar refinado.

Mas existem formas de comer de forma nutritiva e agradável, desistindo do açúcar? A resposta é sim, e muitas! Estas são 5 fórmulas que podem ajudar a eliminá-lo completamente da sua dieta:

- Experimente outros adoçantes: é uma das técnicas mais usadas, acessíveis e saudáveis que existem para esquecer o açúcar. Ingredientes como stevia, canela, mel, cereais, aspartame, xarope de bordo ou agave são nutritivos e ricos em minerais que podem adoçar, tando os pequenos-almoços, como as sobremesas de maneira deliciosa.

- Integre as frutas na sua dieta diária: é outra forma de aliviar o desejo por doces de uma maneira saudável e saborosa. Frutas como banana, pera, abacaxi ou morango ou vegetais doces, como abóbora ou beterraba, podem adoçar os seus pratos sem nada para invejar o açúcar.

- Mude as suas bebidas refrescantes: As bebidas carbonatadas são frequentemente introduzidas na nossa dieta de forma perigosa e subtil devido ao modo de consumo complementar às nossas refeições. Se você os bebe regularmente, tente alterná-los com outros produtos, como sumos naturais de frutas, chás, infusões ou sabores de água, por exemplo. Verá quão, pouco a pouco, poderá reduzir o consumo deles cada vez mais, substituindo-os por bebidas mais saudáveis.

- Preste atenção ao que compra: Muitos dos produtos que atraem a atenção no supermercado contêm indicações como “sem adição de açúcar” ou “light” na embalagem. Se você observar a composição, verá que esses produtos, embora não contenham uma dose extra de açúcar como outros, ainda possuem uma base importante para esse ingrediente. Se deseja reduzir o consumo de açúcar, tente ficar sem esses produtos ou minimize o seu consumo para algo esporádico.

- Livre-se do fastfood: Inocentemente percebido por muitas pessoas, o fast food pode ser um problema real se o incorporar na sua dieta com frequência. Além de ser fabricado com matéria-prima, em muitos casos, de baixa qualidade, contém altos níveis de açúcares e gorduras que não são saudáveis para o corpo. Pode ser uma tentação devido ao seu preço, velocidade de consumo e sabor doce, mas é altamente desaconselhável.

No início do processo, eliminar completamente os açúcares do dia-a-dia pode exigir um pouco de sacrifício e, dependendo da quantidade de açúcar que você consome por dia. Mas é possível de alcançar! E quando consegue e descobre os seus benefícios, pode ter a certeza de que o desejo de o ingerir regularmente vai passando.

Olhe por si, pelo seu corpo e pela sua saúde. Seja inteligente nas suas escolhas!