Recuperação pós festas

blank
Motivação, motivo da ação
Dezembro 16, 2020
blank
Ano novo, vida nova
Janeiro 6, 2021

É natural que nesta época de festas acabemos por cometer alguns excessos. Todos nós o fazemos! Por este motivo, devemos levar estes excessos com naturalidade e depois optar por alimentação que permita aliviar a carga tóxica proveniente dos abusos alimentares, para recuperar o bem-estar e o equilíbrio do seu organismo.

DATA: Dezembro 2020
AUTOR: Rui Madeira | Diversos

A RM Trainer preocupa-se com os seus clientes, 24h por dia durante 365 dias por ano. Como tal, não se limita a aceitar os excessos alimentares no natal mas fornece-lhes antecipadamente algumas estratégias para uma recuperação rápida e eficaz.

Então, aqui ficam algumas dicas para os ajudar nesta “desintoxicação”:

Aumentar a ingestão de água e dar preferência à água filtrada / Beber um copo de água com sumo de limão em jejum / Aumentar a ingestão de minerais / Fazer jejum intermitente / Consumir vegetais crus de folha verde / Tomar um bom suplemento probiótico / Praticar exercício físico, especialmente um que promova a transpiração / Tomar consciência da respiração e promover uma respiração mais profunda / Tomar um duche de água quente alternado com água fria.

Na verdade, a desintoxicação não é importante apenas no pós festas mas durante todo o ano, porque o nosso corpo está sob constante ataque de toxinas, as quais estão presentes em todo o lado e rapidamente ficam armazenadas nos tecidos e células do nosso corpo, afetando cada um dos sistemas do mesmo: metabolismo, sistema imunológico, digestivo, nervoso e circulatório.

Além disso, à medida que envelhecemos, a capacidade do nosso corpo processar e eliminar as toxinas diminui.

Um corpo intoxicado é meio caminho andado para o aparecimento de doenças pois impossibilita a absorção dos nutrientes que o corpo necessita para funcionar.

O que podemos então fazer para ajudar o nosso organismo a desintoxicar?

Segundo a nutricionista Marta Cunha, duas das principais formas do corpo se livrar das toxinas é através do fígado e do sistema digestivo. Portanto, apoiar o sistema digestivo é primordial para a nossa saúde geral e bem-estar.

O fígado é na verdade um dos órgãos mais importantes do corpo, trabalha incansavelmente para desintoxicar o sangue; produzir a bile necessária para digerir a gordura; quebrar hormonas e armazenar as vitaminas, minerais e ferro essenciais. Quando a função hepática não está otimizada, não podemos digerir adequadamente os alimentos, especialmente as gorduras.

Felizmente pode-se ajudar a melhorar o funcionamento do fígado através de uma limpeza completa do mesmo. Existem várias formas de promover esta limpeza:

Fazer uma dieta baseada em alimentos frescos, naturais e biológicos privilegiando a carne de pasto, o peixe do mar, os vegetais e as frutas pouco doces. Evita os alimentos processados e as gorduras hidrogenadas.

Incluir na dieta os sumos de vegetais. Com um batido de vegetais frescos e orgânicos, consegue-se obter facilmente as 4-5 porções diárias necessárias.

Enemas de café ajudam na obstipação, reduzem a fadiga e ajudam na desintoxicação do fígado.

Cardo Mariano é considerado o “rei” das ervas desintoxicantes, tornando-o ideal para uma limpeza do fígado. Ajuda a eliminar metais pesados, medicamentos, poluentes ambientais e álcool no fígado.

A curcuma ou açafrão reduz a dor das articulações; é um antidepressivo eficaz; ajuda na digestão. Atualmente, está a ser estudada por cientistas para a prevenção de doenças como: Alzheimer, cancro, depressão, osteoartrite, saúde da mama, saúde da próstata e dor crônica.

A raiz do dente-de-leão tem um efeito diurético natural, permitindo que o fígado elimine mais rapidamente as toxinas. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, equilibrar os níveis de açúcar no sangue, aliviar a azia e os sintomas da má digestão.

Com estas dicas será então bem mais fácil recuperar desta fase festiva que se aproxima. Divirtam-se mas façam por não perder toda a vossa forma física e o equilíbrio do vosso organismo.

Boas festas!