Porque dorme mal?

blank
Porque não perde peso?
Junho 29, 2021
blank
Pais informados, filhos saudáveis
Julho 13, 2021

Está a ler este artigo porque tem dificuldades na hora de adormecer?

DATA: Julho 2021
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Este artigo da Adidas Runtastic team, traz-nos dicas sobre o que devemos evitar na rotina de final de dia para melhorar o seu bem-estar e evitar uma má noite de sono.

- Passar o final do seu dia no sofá: será que não passou já demasiadas horas sentado(a) no trabalho? Isso irá prejudicar a sua postura, aumentar as dores cervicais e de cabeça e também afectará ao nível de problemas cardiovasculares.

O movimento será então a solução! Poderá optar por um treino leve no final do seu dia para estimular a circulação sanguínea ou uma caminhada ou sessão relaxante de alongamentos (ou yoga).

Por outro lado, será recomendável evitar treinos de grande intensidade antes de ir para a cama, pois poderá atrapalhar na qualidade do seu sono. Idealmente o treino deverá ser efectuado até uma a duas horas antes de ir dormir, para que o seu organismo consiga desacelerar e ficar tranquilo(a) e relaxado(a).

- Comer muito ao jantar: é daqueles que chega a casa esfomeado(a) e com desejos de comer doces? Quando isso acontece a probabilidade de comer muito mais que o estritamente necessário vai aumentar. Controle-se e coma apenas o necessário e com qualidade, o organismo precisa de se regenerar durante a noite em vez de passar a noite a tratar de uma digestão lenta e pesada…

Opte por porções pequenas e de preferência com alimentos de qualidade!

- Usar e abusar do online: a ocupação no mundo virtual faz parte da rotina de muitos de nós. Acontece que quando estamos a navegar nas redes sociais estamos a estimular tanto os olhos, como também o cérebro. Ao invés de relaxar está a aumentar as hipóteses de ter dores de cabeça e problemas de concentração.

A solução passará então por substituir estes hábitos por outros como ler um livro ou meditar acalmando o corpo e a mente depois de um dia stressante.

- Ingerir demasiada cafeína: se ingerir um café de manhã pode ajudar na concentração e na motivação para encarar o dia, a sua ingestão ao final do dia já será contraproducente pois irá fazer efeito bem perto da hora de ir dormir.

Já pensou em substituir o café por um chá, como por exemplo de camomila ou com limão que irá ajudar a relaxar?

- Dormir uma folga demasiado extensa: uma folguinha depois de almoço poderá ajudar a restituir energias para o que resta do dia mas atenção! Se uma folga de 20 minutos poderá ajudar, um período mais extenso poderá deixá-lo(a) sem sono à noite pois o seu organismo entra num sono profundo. Portanto convém não exagerar, o meio termo será a melhor solução!

- Levar trabalho para acabar em casa: você é daquele(a)s que faz horas extra em casa? Para que consiga descansar efetivamente e carregar baterias é necessário estabelecer uma distância física e mental do ambiente de trabalho.

Tente desligar-se daquilo que aconteceu durante o dia de trabalho. Tire tempo para si, desenhe, ouça música…ter hobbies ajuda a distanciar o trabalho da vida privada, pois estimulam tanto a criatividade, como o próprio desenvolvimento pessoal.

Estas são algumas dicas que a RM Trainer achou por bem partilhar pois, hoje em dia, este é um tema com o qual a maioria se identifica e se depara.

Cada vez mais são aqueles que não conseguem simplesmente desligar-se da ocupação profissional e stressante do dia a dia levando assim a uma maior dificuldade na hora de relaxar e de dormir.

Por vezes, melhorar este aspecto deve-se apenas a uma questão de opções comportamentais. Pense nisso, bom descanso!