Emagrecer com alimentos light

blank
10 Mitos sobre perda de peso
Abril 20, 2019
blank
Deixar de comer hidratos
Maio 8, 2019

Segundo um artigo de O Observador, Teresa Branco

especialista em gestão do peso e com uma vasta experiência a lidar com casos complexos de excesso de peso, responde a algumas questões pertinentes das quais se destacam resumidamente as seguintes:

DATA: Abril 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

2 – Se passar a comer apenas alimentos light ou diet consigo emagrecer

Sabe-se hoje que as pessoas que consomem produtos deste tipo acabam por comer mais pelo facto de estarem a ingerir alimentos que, à partida, não as fariam engordar.

Tendo isto em conta, Teresa Branco refere que “a melhor opção passa por praticar uma alimentação mais saudável e eficaz, incluindo alimentos naturais, pouco processados, com valor calórico controlado e adaptados a cada tipo de metabolismo”.

O recurso a alimentos light ou diet pode não ser recomendável já que, por exemplo, nalguns casos o açúcar é substituído por adoçantes ou a redução calórica é compensada com açúcar. “Muitas vezes, estes produtos são processados e compostos por substâncias pouco naturais e que podem até causar perturbações no perfil hormonal da pessoa, levando a que, numa fase mais avançada, aumente a dificuldade em controlar o peso”, justifica.

Um dos estudos que traz luz a esta questão foi publicado no International Journal of Obesity com o título A Pavlovian approach to the problem of obesity.

Em breve será publicado o terceiro Mito sobre Perda de Peso, esteja atento(a)!