Deixar de comer hidratos

alimentos light e dieta
Emagrecer com alimentos light
Maio 6, 2019
blank
Sumos, batidos e sopas trituradas
Maio 13, 2019

Segundo um artigo de O Observador, Teresa Branco

especialista em gestão do peso e com uma vasta experiência a lidar com casos complexos de excesso de peso, responde a algumas questões pertinentes das quais se destacam resumidamente as seguintes:

DATA: Abril 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

3 – Deixando de comer hidratos de carbono é mais fácil atingir o peso pretendido

Depende: De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, as dietas pobres em hidratos de carbono podem, a curto prazo, proporcionar um pouco mais de perda de peso, porém, a longo prazo essa diferença atenua-se, podendo deixar de haver qualquer vantagem.

Nas palavras de Teresa Branco, “mais uma vez, é importante perceber-se que existe variabilidade individual e compete aos profissionais fazer um bom diagnóstico”.

Neste caso particular, é necessário avaliar – através de análises específicas – como é que as pessoas metabolizam os hidratos de carbono e como é que o corpo reage de cada vez que estes são ingeridos. “Só assim é possível prescrever a abordagem alimentar mais correta”, salienta a especialista.

Para tal, são tidos também em conta aspetos como a atividade física praticada, os hábitos adquiridos e as características emocionais e psicológicas. “Isto é muito importante para a manutenção da perda de peso, porque um dos riscos das dietas baixas em hidratos de carbono é o facto de serem muito difíceis de manter a longo prazo, daí as conclusões do estudo”, sintetiza.

“No nosso Instituto, existe a possibilidade de avaliar, através de tecnologia especifica que nos fornece informações sobre o metabolismo em repouso e em esforço, a taxa de utilização de hidratos de carbono, gordura ou proteína de cada organismo, possibilitando a adaptação constante da abordagem alimentar e de atividade física”, conclui.

Em breve será publicado o quarto Mito sobre Perda de Peso, esteja atento(a)!