Dicas para férias ativas

blank
Quando pára de treinar
Julho 26, 2022
blank
10 erros comuns na alimentação
Agosto 9, 2022

Com a chegada do verão e das férias, o ritmo frenético do trabalho acaba e as rotinas desaparecem, mas com isso, muitas vezes, os bons hábitos como movimento e atividade física também são afetados.

 

DATA: Agosto 2022
AUTOR: Rui Madeira |Saúde

No verão e com as altas temperaturas, a vida torna-se mais sedentária devido aos planos de relaxar na praia, na piscina, num pequeno terraço, etc. e com refeições fora de casa, a alimentação torna-se menos saudável e nutritiva e pode acabar por ganhar peso.

Portanto, mesmo que a rotina de trabalho desapareça e você até mereça uma pausa, será muito importante cuidar de si mesmo e manter-se ativo neste período.

A RM Trainer deixa aqui algumas dicas retiradas de um artigo da Revista Metropolitan para que nestas férias não perca o ritmo nem a sua forma física:

Cuide da sua dieta- Uma boa alimentação é um elemento fundamental para a sua saúde e boa forma, mas durante as férias com refeições fora de casa com amigos, snacks, gelados, bebidas, álcool... por vezes esquece-se e faz-se uma alimentação desequilibrada. Por isso, recomendamos que esteja atento à sua dieta e, se for a um restaurante, escolha as opções mais saudáveis ​​e nutritivas ou, se não for o caso, que compense com uma refeição seguinte mais saudável que inclua frutas e legumes. Também é importante evitar excessos, comer em quantidades moderadas e não comer entre as refeições.

Hidrate com frequência - Como bem sabe, a hidratação também é uma parte muito importante do seu bem-estar e no verão com altas temperaturas é necessário beber muita água com frequência, mas principalmente durante a prática de atividade física. Além disso, para evitar a desidratação, é aconselhável não consumir bebidas alcoólicas ou que contenham estimulantes.

Dedique diariamente algum tempo ao movimento - Não deve deixar de fazer alguma atividade física diariamente. Pode fazer uma pequena rotina com uma lista de exercícios que o seu PT lhe tenha enviado para fazer (como acontece com a App da RM Trainer), de preferência nas horas de menos calor. Também poderá dar um passeio ou correr na praia, nadar no mar, dar um passeio de bicicleta, fazer caminhadas, etc. Além disso, se você estiver a viajar, será uma ótima opção passear e descobrir novos lugares enquanto exercita o corpo.

Pratique desportos de verão - Este é um bom momento para experimentar coisas novas e praticar modalidades aquáticas como paddle surf, vela, mergulho. Pode ser um plano diferente e divertido para fazer com o seu parceiro, família ou amigos.

Durma as horas necessárias - Por último, mas não menos importante, também deve lembrar-se que é necessário dormir cerca de 8 horas por dia para ter energia e recuperar as forças. Além disso, ter uma boa noite de sono ajuda a manter um peso saudável, já que a falta de sono aumenta o apetite.

A RM Trainer aconselha-o então a aproveitar todo o trabalho que você fez durante o resto do ano e aproveite suas férias ativamente para que não perca totalmente aquilo que de bom conseguiu.

Há tempo para tudo! Fique em forma e saudável nas suas férias, assim o retorno à rotina também será menos difícil.