7 Mitos sobre Cross training

blank
Como perder gordura rapidamente
Dezembro 15, 2021
blank
Resultados em 20 minutos
Janeiro 26, 2022

Atualmente o Cross training tornou-se numa disciplina desportiva muito popular que vem agregando cada vez mais seguidores.

DATA: Janeiro 2022
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Esta modalidade ganha, cada vez mais adeptos graças ao dinamismo de cada sessão devido à grande diversidade de exercícios, à motivação que implicam e aos benefícios e bons resultados que permitem alcançar.

No entanto, segundo um artigo da Metropolitan, a sua popularidade fez com que alguns mitos se espalhassem em torno dessa mesma disciplina que podem levantar algumas dúvidas às pessoas no momento de aderir.

A RM Trainer partilha aqui 7 mitos sobre o Cross training para que possa conhecer um pouco mais sobre essa disciplina e possa começar a treinar com confiança.

Trata-se de uma modalidade desportiva que combina e integra atividades de treino funcional, tonificação muscular e condição física com um alto gasto energético. Por esta razão, uma sessão de Cross training inclui uma grande variedade de exercícios de diferentes disciplinas como levantamento de peso, testes de resistência, uso de elementos de ginástica, etc.

Vamos aos mitos.

Envolve um risco maior de lesão. FALSO

Como em qualquer atividade desportiva, existe a possibilidade de lesão se não for realizada corretamente. Para minimizar o risco de lesões, será sempre importante utilizar a técnica correta, ter orientação profissional e realizar exercícios de aquecimento. Além disso, é importante que a prática seja progressiva, respeitando sempre os seus limites e de acordo com suas habilidades e condição física.

Não é bom para a sua saúde. FALSO

O exercício físico é um dos pilares fundamentais para gozar de boa saúde. Esta é uma disciplina repleta de benefícios que permite melhorar a aptidão física, ganhar massa muscular, perder peso, fortalecer músculos e articulações e melhorar a aptidão cardio respiratória. Além disso, também irá ajudá-lo a melhorar o seu humor.

Não é para todos. FALSO

Pode ser praticado por todos, independentemente da condição física, idade ou sexo. Uma das vantagens desta disciplina é que oferece uma grande variedade de exercícios que podem ser adaptados a cada pessoa em função da sua capacidade física. Desta forma, variando a duração, intensidade e peso, o mesmo exercício pode ser feito por qualquer pessoa.

É elitista. FALSO

Não é um desporto elitista voltado apenas para atletas de alto rendimento, pois pode ser praticado desde um iniciante até um atleta profissional. Portanto, não é necessário ter uma determinada condição física ou estar em forma, pois os exercícios são adaptáveis a qualquer nível. O importante é progredir e melhorar o seu desempenho.

É competitivo. FALSO

Embora existam competições profissionais de Cross training, esta é uma modalidade que pode ser praticada individualmente ou em equipa sem necessidade de competir. Além disso, as aulas destacam os valores de cooperação e respeito mútuo, pois cada um tem as suas próprias limitações e habilidades. Praticá-lo em equipa poderá ser uma ótima opção para incentivá-lo e motivá-lo a dar o seu melhor.

É muito difícil. FALSO

Não precisa ser difícil se o fizer corretamente. É uma prática acessível e adaptável para todos. Para fazer isso, deverá ouvir o seu corpo e usar um peso ou outro, dependendo das suas habilidades, para que não seja extremamente difícil para si. À medida que pratica, o seu corpo vai ganhando capacidade e resistência e poderá posteriormente aumentar a intensidade dos exercícios.

Desenvolve músculos enormes. FALSO

O objetivo não é a hipertrofia e não desenvolverá enormes músculos de musculação. O ganho muscular não se baseia apenas em treinos intensos, envolve também uma dieta equilibrada e um longo período de preparação. Portanto, o Cross training não o fará desenvolver muito músculo, mas poderá ajudá-lo a tonifica-los, a perder peso ou a perder gordura.

Na opinião da RM Trainer esta é, sem dúvida, uma excelente opção de treino a qual deverá sempre ser o mais adaptado possível a si. Com um bom profissional a acompanhar o processo, os resultados serão visíveis.

Na verdade, este é um dos tipos de treino que poderá aceder nos nossos serviços de Treino Personalizado. Contacte-nos já e tenha uma experiência de treino única!

Bons treinos!