3 Mitos de nutrição

blank
Como treinar Glúteos?
Maio 5, 2021
blank
Fique em forma para o verão
Maio 19, 2021

É sabido que a área da Nutrição é muito discutida e, muitas vezes, quanto mais lemos sobre o assunto com mais dúvidas ficamos, pois a informação é constantemente contraditória.

DATA: Maio 2021
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Existem muitas certezas mas também diversos mitos sobre nutrição, que mesmo após ser comprovado através de estudos que não passam disso mesmo, continuam a circular como sendo verdades absolutas.

A RM Trainer escolheu desvendar aqui 3 desses mitos:

- O consumo de ovos não é saudável pela quantidade de colesterol que contêm. A verdade é que o colesterol que os ovos contêm não aumenta o colesterol no sangue, de facto eles até aumentam o bom colesterol (HDL). Como tal, o seu consumo regular e moderado até será aconselhável.

- O elevado consumo de proteína é mau para os seus ossos e rins. As evidências apontam para que o consumo de proteína a longo prazo melhore a nossa saúde óssea e até um menor risco de fraturas. Assim como os estudos também não demonstram nenhuma associação entre o consumo elevado de proteína e doenças renais. Como em tudo na vida, recomenda-se o equilíbrio na sua ingestão.

- Devemos optar pelos alimentos light, pois são mais saudáveis. Estes produtos estão carregados de adoçantes e mesmo sendo desprovidos de calorias, a evidência é de que não são as melhores escolhas para a sua saúde, pois são alimentos altamente processados e portanto, nada saudáveis. Será sempre importante fazer uma boa leitura dos rótulos.

O universo da nutrição está cheio de inverdades que perduram durante muitos anos, condicionando escolhas mais saudáveis da população em geral.

Então, será muito importante estar informado porque o que ingere condiciona a sua saúde em larga escala. Em caso de dúvida nunca hesite em procurar a ajuda de um profissional na área, neste caso um(a) nutricionista.

Seja saudável e inteligente na hora de escolher a sua alimentação!