Treino online para todos?

blank
Covid-19 e a Obesidade
Fevereiro 10, 2021
blank
5 Mitos perda gordura
Fevereiro 24, 2021

O treino online já existia, mas neste último ano teve obviamente um crescimento brutal, pelo menos no número de utilizadores.

DATA: Fevereiro 2021
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Mas será o treino online viável e aconselhável para todos? Sim, não, depende…confuso?

A RM Trainer vem por este meio dar a sua opinião sobre este tema uma vez que, hoje em dia, muitos passaram a treinar através de Lives, Apps e outros meios que antes não utilizavam. Aliás, alguns desses utilizadores nem treinavam antes do confinamento.

E é ótimo que se faça exercício durante o confinamento! Existem enormes vantagens tanto físicas como psíquicas para quem está obrigado e ficar em casa por tempo indeterminado. Agora, também é verdade que essa prática poderá e deverá ser minimamente orientada…

Aqui ficam alguns conselhos para aplicar na hora de escolher o que treinar, onde e de que modo:

CONDIÇÃO FÍSICA E AUTONOMIA

Quando faz exercício por sua iniciativa e segue uma aula que esteja a acontecer na net tem ao menos o cuidado de analisar se essa aula se adequa a si? Qual o objetivo da aula? Todos os exercícios serão os mais indicados para si? Não terá um ou outro exercício nenhuma contra-indicação para si? Tem o material necessário? Deverá fazer algumas adaptações? Tem autonomia para conseguir efectuar essas adaptações?

Se sentir estas dificuldades acima mencionadas talvez seja boa ideia exercitar-se com o supervisionamento de um profissional qualificado.

SELEÇÃO ALEATÓRIA

Uma outra questão prende-se com o “apanhar com o que vier” ou seja, irá fazer a sessão em direto (Live) disponível naquela hora mas será mesmo aquilo que precisa naquele momento? Se faz um treino aqui e outro ali com vários professores diferentes será normal acontecer que não seja a sessão mais indicada para si, ou por não respeitar os tempos de descanso e voltar a trabalhar grupos musculares que ainda possam estar massacrados da sessão do dia anterior, ou por poder não ser o estímulo que mais se possa adequar no momento.

Já pensou que num dia mau, que por qualquer motivo o tenha deixado stressado e em baixo, talvez não precise de um instrutor aos gritos e com a música a ouvir-se em todo o bairro mas sim de uma sessão de mobilidade ou relaxamento?

SUPERVISÃO E CORREÇÃO TÉCNICA

Por exemplo, como é que alguém que faz uma Live nas redes sociais é corrigido se o professor/instrutor da aula está apenas a demonstrar para a câmara e portanto, não o está a ver do outro lado?

Quanto muito, será comum acontecer um instrutor dar uma aula para um grupo privado composto por pessoas que já conhece, por exemplo os seus alunos que já efectuavam essa aula no ginásio, ainda assim a correção continua a ser inexistente.

Obviamente que a melhor solução passará sempre por efectuar treino personalizado online onde terá apenas o PT em linha consigo dedicando-lhe total atenção.

Caso não haja essa possibilidade, não será melhor então optar pelas plataformas em que várias pessoas conseguem ver-se umas às outras e principalmente o professor/instrutor consegue vê-los e portanto corrigi-los se necessário?

DOMÍNIO DOS EXERCÍCIOS

Se não está seguro não arrisque, faça exercícios que domina! Será de todo evitável optar por exercícios complexos que nunca tenha feito e de formas nunca antes experimentadas, ainda mais se não houver lugar ao supervisionamento e correção por parte do treinador.

SEGURANÇA E ACIDENTES

Sabe que infelizmente os acidentes acontecem, certo? Então será importante criar estratégias para se precaver em caso de algo correr mal durante o treino. Se estiver sozinho em casa então talvez seja aconselhável deixar alguém de sobreaviso que o possa contactar após a sessão e acudir caso não responda.

Enfim, estes são alguns tópicos que a RM Trainer acha pertinente destacar.

Atenção! Não se quer com estes pontos de vista mostrar apenas entraves à prática do exercício físico, antes pelo contrário! O conselho é sempre o de ser ou manter-se ativo, mas faça-o devidamente ou da melhor forma que lhe for possível!

Então, respondendo ao título deste artigo de opinião, sim o treino online poderá ser para todos, sem qualquer dúvida!

Não existe aqui qualquer tipo de discriminação nem aos obesos, aos diabéticos, aos sedentários…nem a ninguém. Agora, obviamente que deverão existir os cuidados necessários individualizados a cada um destes e de outros casos, e também será aconselhável que exista algum critério na hora de escolher as sessões e o modo como as faz.

Na impossibilidade de estar cara a cara com o responsável, pelo menos procure sempre estar visível para que ele saiba que está lá e como o está a fazer e a sentir.

Para quem pretende treinar online mas tem dúvidas sobre a melhor forma de o fazer, a RM Trainer pode ajudar, tanto com o seu serviço de treino personalizado online, como com o acompanhamento personalizado através de uma app onde poderá ter o seu próprio treino totalmente prescrito por um profissional do exercício físico.

De entre estas sugestões, caso se identifique com elas, escolha a que melhor se adequar ao seu caso específico. Bons treinos!