5 Mitos perda gordura

blank
Treino online para todos?
Fevereiro 17, 2021
blank
Dores nas costas
Março 3, 2021

A ideia é falar sobre alguns dos mitos mais populares sobre dieta, exercício físico e perda de gordura corporal.

DATA: Fevereiro 2021
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Existem muitos mitos e falsas verdades sobre como perder gordura corporal, principalmente relacionados com a alimentação e o exercício físico. Se é verdade que o único segredo para perder aqueles quilos extra e alcançar um peso e condição saudáveis é mudar os seus hábitos por meio de uma dieta equilibrada e exercício físico regular, os mitos sobre a perda de peso ainda estão muito presentes na nossa cultura e muitos deles, tornaram-se autênticas lendas urbanas.

Quando se trata de perder peso, é melhor consultar especialistas, tanto na área do treino como da nutrição. Só então os seus objetivos podem ser alcançados de forma saudável e controlada.

Além de ter orientação especializada, é importante detectar as frases mais típicas ou mitos mais consagrados sobre a perda de peso e, assim, evitar cair na armadilha.

O CARDIO É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA PERDER GORDURA ACUMULADA

O mito de que apenas o treino cardiovascular ajuda a perder peso é uma das razões pelas quais muitas pessoas treinam apenas na Passadeira ou Elíptica. Mas a realidade é diferente. A fórmula mais recomendada para se livrar do excesso de gordura acumulada é combinar exercícios cardiovasculares com exercícios funcionais e tonificantes.

O cardio ajudá-lo-á a queimar calorias enquanto o treino de tonificação será o responsável por não perder músculos e manter um estado ideal.

É NECESSÁRIO ELIMINAR OS CARBOIDRATOS DA DIETA

Outro dos mitos mais consagrados sobre a perda de peso é a ideia de que os carboidratos devem ser eliminados da dieta para perder peso. O corpo obtém a maior parte da energia de que necessita através dos carboidratos, sendo um alimento essencial para uma alimentação equilibrada e saudável. Porém, como tudo o mais, em excesso pode travar a perda de gordura corporal.

É simples, se mais energia (carboidratos) é consumida do que queimada, o corpo irá armazena-la para o caso de precisar dela mais tarde. E faz isso sob a forma de gordura corporal. É por isso que algumas “dietas milagrosas” eliminam completamente os carboidratos da sua rotina alimentar, mas não é conveniente “demonizá-los”, já que cumprem uma função essencial no nosso corpo, como a ingestão de energia.

A RM Trainer recomenda controlar a sua ingestão e, acima de tudo, focar-se nos carboidratos mais saudáveis ou que fornecem mais nutrientes ao corpo, por exemplo, substituindo produtos refinados como massas brancas, macarrão ou arroz pelas suas versões integrais.

CONSUMIR BEBIDA VEGETAL EM VEZ DE LEITE DE VACA AJUDA A PERDER PESO

As bebidas vegetais engordam menos? A resposta é não! Optar por uma bebida à base de plantas em vez do leite de vaca não traz nenhum efeito favorável à saúde e perda de gordura corporal. Pelo contrário, pode causar deficiência de cálcio e aumentar a ingestão de açúcares, gorduras ou sal.

O EXERCÍCIO FÍSICO COMPENSA UMA DIETA POBRE

A prática de atividade física, em caso algum servirá para contrariar uma dieta pobre ou compensar uma alta ingestão calórica. Por mais que se pratique exercício físico, se não for complementado com uma alimentação equilibrada e saudável, pode até causar o efeito contrário e acabar aumentando o peso. Portanto, será recomendável seguir uma dieta baseada no consumo de frutas, verduras e legumes, reduzindo o consumo de carnes e evitando a ingestão de açúcares e gorduras não saudáveis.

COMER À NOITE AUMENTA AS CHANCES DE GANHAR PESO

A crença de que comer à noite engorda mais do que a qualquer outra hora do dia é um dos mitos mais consagrados. No entanto, não é bem assim. Para atingir um peso saudável, você não precisa saltar a refeição. A chave está nos ingredientes e nas quantidades!

Logo, se selecionar bem (em qualidade e quantidade) aquilo que irá comer ao jantar, não deverá ter problemas com o aumento da sua gordura corporal.

É uma questão de matemática, o nosso corpo é ativado com base na energia que fornecemos por meio das calorias ingeridas ao longo do dia. Se gastar mais do que ingere irá perder peso. Se por outro lado ingerir mais energia do que aquela que gasta então adivinhe o resultado…

Portanto, o mais aconselhável para evitar o ganho de peso e gordura é evitar excessos e alimentar-se de forma equilibrada e saudável, além de aliar obviamente uma rotina regular de treino físico.