Ténis Personal Training

blank
Quero começar a treinar
Setembro 7, 2021
blank
Erros no pós treino
Setembro 21, 2021

Pratica Ténis e gostaria de melhorar a sua performance? Então este artigo é para si.

DATA: Setembro 2021
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

A RM Trainer dá-lhe aqui a conhecer as vantagens de aliar o treino físico à sua modalidade.

O Ténis é uma modalidade vigorosa que implica grande dispêndio calórico e apresenta enormes benefícios a nível cardiorrespiratório. Como implica uma constante solução de problemas, proporciona também vantagens a nível cognitivo. Dada a sua exigência, requer dos seus praticantes a aplicação de inúmeras competências como: concentração, coordenação, velocidade, agilidade, resistência e força.

As partidas são longas, chegando a atingir 3 a 5 horas, consoante o tipo de competição e superfície onde é jogado. Os pontos são jogados a uma alta intensidade, a mais de 80% da frequência cardíaca máxima e com o recurso a gestos técnicos que implicam também a aplicação da força máxima do jogador. Após cada ponto, segue-se um curto período de repouso de cerca de 20 segundos, o que requer que o jogador esteja numa excelente condição física para recuperar na plenitude todas as suas capacidades, nas curtas pausas que a modalidade confere.

Sendo uma modalidade de alto impacto e que implica um elevado número de potentes repetições, muitas vezes realizadas com o mesmo membro superior, confere alguns riscos aos seus praticantes. Consequentemente, o Ténis está muitas vezes associado a queixas no ombro, cotovelo, pulso e zona lombar. Dada a velocidade a que os pontos são jogados e as constantes mudanças de direção, surgem também entorses, danos musculares e patologias no joelho.

Deste modo, para além do treino que deverá ser efetuado da forma mais correta no court, o jogador deverá treinar fora deste, recriando da forma mais realista todo o esforço desenvolvido durante um jogo.

Na opinião da RM Trainer, o método de treino que reúne maiores consensos no mundo da preparação física no alcance de objetivos reais e mensuráveis no court de Ténis será o treino funcional. Este método distingue-se por treinar movimentos específicos da modalidade em vez de músculos isolados, e por isso apresenta resultados cientificamente comprovados.

Alguns dos materiais mais utilizados podem ser:

- Bola Medicinal que permite melhorar os padrões de rotação, a coordenação entre membros inferiores e superiores e mecanizar uma correta “posição de espera” com um centro de gravidade baixo, prevenindo lesões na zona lombar.

- Cabos e elásticos que possibilitam treinar os grandes grupos musculares do tronco e pernas e simultaneamente o core (um grupo de…músculos flexores, extensores, estabilizadores e rotadores), que permite transferir a energia produzida pelos membros inferiores para os superiores e consequentemente para a raquete, tornando os golpes mais fortes. Um core mais forte, bem como uma correta condição dos principais grupos musculares e uma melhor coordenação entre membros inferiores e superiores evitarão a sobrecarga e consequentes lesões dos elos mais fracos como os ombros, os cotovelos e os pulsos.

- Cones e Escadas de Agilidade que através de drills específicos potenciam o jogo de pés e a velocidade característica da modalidade, com rápidas mudanças de direção em curtas distâncias. A condição cardiovascular é igualmente melhorada uma vez que são simulados pontos longos. (Um cardiofrequencímetro será importante para monitorizar a correta intensidade e recuperação dos exercícios).

- Plataformas Instáveis são uma interessante componente do treino funcional que permitem melhorar o equilíbrio e estabilidade do corpo. Ao se realizarem os principais movimentos do Ténis nestas plataformas, os gestos tornam-se mais precisos e o corpo responde de forma mais meticulosa perante situações e ambientes imprevistos, tendo por isso um papel importante na prevenção de lesões articulares.

Independentemente do seu objetivo ser a recreação ou a competição, poderá contar com um profissional que irá ajudá-lo a melhorar sua saúde, o seu desempenho e a desfrutar ainda mais da sua modalidade.

Para além de potenciar as suas qualidades, irá também melhorar as suas lacunas no jogo. A identificação e correção dos seus desequilíbrios musculares também serão levados em conta de modo a prevenir lesões.

A RM Trainer sabe perfeitamente que na atualidade, a modalidade do Padel tem vindo a crescer exponencialmente e muitos até, têm vindo a substituir o Ténis por esta vertente. Obviamente, também aqui a premissa da importância do treino funcional adquire a mesma importância!

Hoje em dia, não faz mais sentido dissociar o treino físico da modalidade praticada! Então, que tal faze-lo de forma segura com um profissional qualificado?

Pense nisso, o seu jogo vai agradecer!