Quanto mais exercício, melhor

blank
Exercício localizado
Maio 29, 2019
blank
Recuperar a barriga lisa
Junho 6, 2019

Segundo um artigo de O Observador, Teresa Branco

especialista em gestão do peso e com uma vasta experiência a lidar com casos complexos de excesso de peso, responde a algumas questões pertinentes das quais se destacam resumidamente as seguintes:

DATA: Abril 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

10 – Para perder peso, quanto mais exercício fizer, melhor

Mito a partir de certo ponto: Sabe-se que as intervenções que incluem atividade física vão proporcionar melhor qualidade na perda de peso, isto é, redução de massa gorda com preservação da massa muscular. Porém, acontece que algumas pessoas, não muitas, acabam por fazer exercício em excesso, sem qualquer preparação e isso não é benéfico para o seu metabolismo.

A fisiologista reforça que apenas uma minoria de pessoas faz isto – são as que correm mais de 50 quilómetros semanais, por exemplo (e é importante que tenham o organismo preparado para tal). Caso contrário, “podem provocar um envelhecimento precoce e défices no organismo, que originam alterações no metabolismo que depois tornam mais difícil o controlo do peso”. Um dos estudos que apresenta esta questão com pertinência foi publicado no Canadian Journal of Applied Physiology.

Como se viu, ao longo deste artigo com as 10 dicas, hoje não existem verdades absolutas e muito já se estudou cientificamente sobre todos estes temas. Com toda a informação disponível, não faz sentido padronizar tratamentos. Tal como, um bom diagnóstico e autoconhecimento do seu corpo e metabolismo é o ponto essencial para o sucesso na gestão do peso e da saúde.