Recuperar a barriga lisa

blank
Quanto mais exercício, melhor
Junho 2, 2019
blank
Criar e gerir objetivos
Junho 10, 2019

Como recuperar a barriga tonificada?

Esta e muitas outras perguntas surgem constantemente no nosso dia-a-dia, especialmente quando se trata de mulheres na fase de pós-parto, mas não só. É um problema que abrange qualquer faixa etária, levando muitas vezes à procura de resultados milagrosos e rápidos

DATA: Abril 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Como a tonificação abdominal é, sem dúvida, um dos objetivos mais desejados pela maioria da população, há muita oferta o que pode desenvolver um certo grau de confusão para as pessoas quando têm que escolher qual o método mais eficaz.

A funcionalidade respiratória e cardíaca são funções vitais, que geram tensões e estímulos para todo o nosso corpo. É no core que ocorre a centralização e canalização destes estímulos. Esta é uma das razões pelas quais o treino hipopressivo tem implicações muito profundas no nosso corpo - graças à sua componente respiratória.

Para otimizar a eficácia do treino hipopressivo, e fruto da complexidade do trabalho de core, existem diferentes fatores que devemos ter em conta. É fundamental compreendermos fatores como a ativação da cintura escapular, a ação de músculos como o grande dentado, a expansão torácica, o alongamento axial ou a contração da musculatura do pavimento pélvico.

Eunice Moura defende no artigo “Os exercícios hipopressivos” que, quando escolhemos um programa de treino é importante termos o máximo de informação sobre o mesmo. É importante reter que o treino hipopressivo vai muito além de um programa de treino abdominal, é um treino global que tem benefícios a nível postural e respiratório.

Alguma vez pensou que os aumentos de pressão intra-abdominal como por exemplo, a tosse, espirros, rir, levantar objetos pesados ou o treino de alto impacto pudessem desencadear problemas como hérnias abdominais, discais, incontinência urinária entre muitos outros, quando temos as paredes musculares da cavidade abdominal desprogramadas para a sua função de suporte? É verdade, todas estas situações podem ser lesivas se não tivermos uma musculatura competente e que desempenhe eficazmente o seu papel.

Os exercícios hipopressivos, como exercícios posturais e respiratórios que diminuem a pressão intra‐abdominal vão ajudar a gerir melhor as pressões e a restabelecer a musculatura da cavidade abdominal, conferindo-lhe um tónus muscular eficiente e capaz de suportar as várias situações que vão sucedendo no nosso dia‐a‐dia sem causar lesão. Para além disso irá prevenir várias disfunções do pavimento pélvico ao aumentar o tónus muscular nesta zona, como a incontinência urinária, que muitas vezes podem levar ao abandono do treino e causar uma degradação da qualidade de vida e bem-estar.

Resumindo, informe-se primeiro sobre o processo e procure quem realmente é especializado no tema, pois só assim conseguirá os resultados mais eficazes e seguros.