Ganhar massa muscular

Treinar em jejum?
Outubro 13, 2021
Gordura visceral
Outubro 27, 2021
Treinar em jejum?
Outubro 13, 2021
Gordura visceral
Outubro 27, 2021

Quando paramos de perder peso àquela velocidade a que nos habituámos anteriormente, podemos pensar que já atingimos tudo o que podíamos alcançar.

DATA: Outubro 2021
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Aumentar a massa muscular é, como se sabe, uma das chaves neste processo, acelerando o metabolismo. Por cada 0,5kg de massa muscular, estima-se uma perda da mesma quantidade de gordura (meio quilo) e um dispêndio adicional de 50 calorias por dia.

No entanto, aumentar a massa muscular e perder massa gorda em simultâneo é um equilíbrio difícil de gerir.

A RM Trainer deixa aqui algumas dicas:

Usar a técnica correta de treino

Um treinador experiente irá ensiná-lo(a) a executar os exercícios com a técnica correta, a adequar as cargas e a velocidade de execução dos mesmos de modo a aplicar a máxima intensidade, rentabilizar o seu tempo e preservar a sua saúde.

Utilizar exercícios eficazes</p>

Os exercícios que envolvem mais articulações e massa muscular como os de empurrar, puxar e sentar desencadeiam reações hormonais favoráveis ao aumento de massa magra e à perda de gordura.

O treino cardiovascular intervalado que combina esforços intensos com outros de menos intensidade como forma de recuperação também contribuem para o aumento de massa muscular e aceleram o metabolismo. Procurar percursos com subidas, sprints quando anda de bicicleta ou alternar períodos de corrida com outros de marcha são alguns exemplos de atividades que poderá realizar.

O treino cardiovascular de baixa intensidade de longa duração e a ausência de um treino de musculação eficaz poderão contribuir para a produção de hormonas catabólicas que comprometem a sua massa muscular e ser responsáveis pela sua falta de progressão.

Diversificar o plano

Evite a estagnação variando o treino. O seu corpo tem a capacidade de se adaptar rapidamente aos estímulos do treino. Varie as cargas de treino, repetições e tempos de descanso ao longo do ano de forma a aumentar a força e intensidade dos treinos.

Ingira o número suficiente de calorias

A restrição calórica pode condicionar os seus treinos e pode atrasar o seu metabolismo. Um plano alimentar adequado ir-lhe-á permitir treinar mais e melhor. O aumento da ingestão de alimentos ricos em proteína como carne e peixes magros, a fibra presente nos legumes e gorduras saudáveis dos frutos secos, azeite e alguns peixes como os peixes azuis farão com que se sinta mais saciado(a) e com mais energia.

Evite hidratos de carbono refinados

Alimentos como bolachas, bolos e alguns pães são pobres em nutrientes e ricos em açúcares e gorduras hidrogenadas. São desenvolvidos cientificamente para serem digeridos rapidamente e fazem com que sinta a vontade de comer mais. A longo prazo estes alimentos contribuem para uma maior resistência à insulina penalizando a eficácia do seu metabolismo.

A RM Trainer recomenda então seguir um programa de treino prescrito por um profissional habilitado e experiente, bem como seguir um plano alimentar equilibrado de modo a treinar de forma segura e eficaz, potenciando os seus resultados e rentabilizando o seu tempo.

Não se esqueça, a maioria das pessoas não planeiam fraquejar, antes fraquejam por não planearem!