Domine a mente, controle o corpo

blank
Queimar gordura ao sol
Julho 1, 2020
blank
Engordou na quarentena?
Julho 14, 2020

No treino curto de alta intensidade é necessário dominar a sua mente para controlar o seu corpo. O seu cérebro vai pedir-lhe para desistir ou desacelerar, pois conhece-o como ninguém e é óptimo a arranjar boas desculpas para nos manter na zona de conforto. Mas vai ter de responder, fazendo precisamente o oposto, não parando e acelerando ainda mais.

DATA: Julho 2020
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Este tipo de treino tem sido utilizado desde os anos 80 nos desportos de combate e tropas de elite como uma das melhores formas para potenciar a performance dos mesmos.

Nos últimos anos, esta metodologia tem sido adaptada também a várias modalidades de ginásios permitindo a todos os praticantes comuns o acesso aos benefícios deste treino.

Aliás, esta é uma metodologia de treino bastante usada na RM Trainer quando assim se justifica para que os seus clientes atinjam os resultados pretendidos.

No entanto, segundo o Dr. Alexandre Machado, num artigo da MH, não basta aprender apenas os exercícios e as rotinas. Também será necessário dominar a mente quando a dor (provocada pela presença de ácido lático) e o esgotamento físico provocarem o cérebro e o colocarem constantemente à prova.

Para ter resultados eficazes será importante primeiro dominar todos os seus “fantasmas” e receios internos pois só assim conseguirá fazer mais uma repetição ou fazer aquele minuto extra.

Mas como podemos então aprender a dominar a mente? Aqui ficam algumas dicas:

- NÃO SE COMPARE AOS OUTROS, cada um tem o seu ritmo e a sua individualidade;

- DEFINA OBJETIVOS REALISTAS, divida a sua grande meta em objetivos mais pequenos (secundários) para se desafiar e superar evitando frustrações;

- ACEITE QUE VAI SENTIR DOR E O DESCONFORTO NO TREINO, estes aspetos são inerentes a este tipo de treino e fundamentais para o(a) tornar mais forte mentalmente;

- FOQUE-SE NO TREINO, esqueça tudo o resto que não seja o treino, o exercício e aquela série de repetições que tem para fazer;

- ACREDITE SEMPRE QUE VAI SER CAPAZ, nunca aceite menos que o melhor de si mesmo(a).

Para uns, estas tarefas serão mais fáceis de implementar do que para outros. Se o seu caso se prende com uma dessas pessoas que tem mais dificuldade em lidar com a dor e desconforto do treino e desiste constantemente então a melhor opção poderá passar por contratar um Personal Trainer devidamente qualificado para ajudar em todo o processo.

Obtenha uma mente forte e o seu corpo não terá limites!