Como escolher um PT

blank
Treino com um amigo
Junho 10, 2020
blank
Mobilidade funcional
Junho 24, 2020

Está a pensar investir num Personal Trainer? Então este artigo é para si.

DATA: Junho 2020
AUTOR: Rui Madeira | Diversos

Hoje em dia, o treino personalizado, tal como em variadas áreas, apresenta uma enorme oferta e poderá ser uma tarefa difícil optar pela melhor via.

Seja para aqueles que querem começar a treinar e precisam da ajuda de um treinador pessoal profissional, ou para aqueles que estão cansados de treinar sozinhos mas não vêm resultados e precisam de “dar o salto”, todos necessitam ter alguns cuidados aquando da escolha do profissional em quem vão depositar a sua confiança e entregar a saúde às suas mãos.

O mais importante será que encare este processo como um investimento, onde por um determinado valor deposita a sua disciplina, o seu tempo e o seu esforço e em contrapartida, tal como todos os investimentos, deve esperar o retorno, neste caso resultados!

Segundo a opinião da RM Trainer, para ter resultados será fundamental que se escolha um profissional qualificado. Aqui ficam alguns cuidados a ter na sua pesquisa:

- Em vez de se preocupar apenas com o valor do serviço, não será relevante ter acesso primeiro a informações sobre o seu possível Trainer? Por exemplo, quando vai ao médico, vai ao mais barato ou vai ao melhor e que lhe dá a solução para o(a) tratar?

- Procure por referências no mercado na sua zona.

- Conhece alguém que tenha treinado com esse profissional? Teve bons resultados? Será que pode fornecer-lhe dados sobre o processo de treino e não menos importante, sobre a pessoa?

- Consulte o seu website e redes sociais, tente saber o máximo sobre o seu trabalho e sobre o seu perfil.

- Será que é devidamente certificado?

- Será que faz constante formação e se mantém atualizado?

- Será que também se exercita e vive o treino? É importante saber o que cada exercício o(a) fará sentir.

Posto isto, profissional selecionado deverá após um primeiro contacto solicitar uma reunião (sem compromisso) onde irá expor a sua situação e verificar se esse profissional será o mais indicado para o(a) servir.

Nessa reunião deverá dar-se a conhecer e falar sobre as suas rotinas diárias, o seu historial desportivo, a sua anamnese, os seus objetivos a atingir, possíveis limitações ao exercício, horários e locais preferenciais, etc.

Deverá também saber analisar o profissional que tem à sua frente, saber um pouco do seu currículo e verificar se ele realmente o(a) ouviu e compreendeu as suas necessidades e a sua verdadeira razão de optar por começar a treinar com um Personal Trainer.

No final, é fundamental que haja uma empatia conjunta e que se chegue a um acordo sobre a melhor forma de atingir o fim proposto.

Saúde e educação são, sem dúvida os melhores investimentos que podemos fazer. Ora se um investimento requer retorno será então pertinente dar primazia exclusivamente à vertente mais económica em detrimento da garantia de resultados?