Alimentos para perder peso

blank
Costas saudáveis e tonificadas
Julho 22, 2020
blank
Coma e ganhe músculo
Agosto 4, 2020

Este é um dos temas sempre em voga, saber o que comer para atingir o objectivo de perder peso…

DATA: Julho 2020
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

A RM Trainer salienta desde já, que a alimentação, por mais saudável e acertada que seja deverá ser sempre acompanhada de um estilo de vida ativo com a prática de exercício físico regular.

Segundo a opinião de vários nutricionistas num artigo da MH existem alguns alimentos que poderão facilitar no processo da perda de peso, sendo eles:

- AVEIA: contém mais proteína do que qualquer outro cereal. É rica em beta, uma fibra solúvel que regula os níveis de açúcar.

- AIPO: é uma hortícola com propriedades diuréticas e também muito rica em água, fibras alimentares, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como o ferro, além de apresentar baixo conteúdo calórico.

- LEGUMINOSAS: feijão branco, grão de bico ou lentilhas, quando ingeridos na quantidade certa podem ser excelentes aliados à perda de peso. Tem grande poder saciante.

- FRUTOS VERMELHOS: além do baixo valor calórico, contam com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que permitem proteger o organismo contra agressões externas.

- ABACATE: não deixa de ser um fruto calórico mas é um bom aliado na perda de peso devido ao seu alto teor em fibra e gordura, que promove saciedade, controla o apetite, regula o trânsito intestinal e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

- ESPECIARIAS TERMOGÉNICAS: as propriedades quentes e estimulantes do gengibre são benéficas para a retenção de líquidos e o inchaço na zona do estômago. Já a canela será uma boa arma contra os desejos de comer.

- FRUTA RICA EM FIBRA: pera, maçã ou ameixa são boa opções para ajudar a sentir-se mais saciado(a). Além disso, são um snack saudável e económico. Não ultrapasse as três peças diárias.

- FRUTOS SECOS: as gorduras mono e polinsaturadas são excelentes na prevenção de patologias cardiovasculares, que muito se associam ao excesso de peso. Além disso, melhoram os índices de colesterol.

- CARNES BRANCAS: o peru é um bom exemplo deste tipo de carnes, sendo rico em proteína e baixo em gorduras. As carnes brancas, se confeccionadas com pouca gordura, podem influenciar os centros reguladores do apetite no cérebro.

A RM Trainer depara-se constantemente com questões dos seus clientes sobre o que comer antes e depois do treino, que alimentos evitar, etc. Obviamente que a especialização é na área do treino, contudo será fundamental educar os clientes a nível alimentar pois será sempre um complemento do treino e que será preponderante na obtenção de resultados! Como tal, espera-se que este artigo tenha ajudado a dar algumas ideias.