Acelere a sua recuperação

blank
Responsabilidade de ser saudável
Junho 17, 2019
blank
Psoas, o músculo da alma
Junho 24, 2019

Muitas dores musculares poderiam ser evitadas logo após o treino.

Muitas pessoas acabam por preferir sofrer durante uns dias após o treino em vez de alongarem corretamente com a ajuda do rolo de espuma e muitos optam por um treino mais leve depois de uma sessão intensa.

DATA: Junho 2019
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Mas, segundo a MH Portugal, um estudo da Universidade de McMaster no Canadá, usar o rolo é um atalho para treinar a um nível mais avançado.

Os participantes desta pesquisa tiveram de treinar numa bicicleta estática durante 70 minutos, ou até chegarem ao ponto de exaustão. A recompensa foi o uso do rolo de descompressão numa perna, enquanto a outra se manteve em agonia depois do esforço.

Para analisar os efeitos de uma boa massagem com o rolo de espuma foram efetuados exames a ambas as pernas antes do exercício, imediatamente a seguir à massagem e 2 horas e meia depois do esforço físico.

Os resultados mostraram que 10 minutos de massagem com o rolo podem encurtar o período de inflamação e as dores musculares posteriores ao exercício. A massagem ajuda ainda a aumentar a quantidade de mitocôndrias produtoras de energia nas células musculares.

Com uma simples massagem pós-treino, é ainda possível começar a converter glicose em combustível para atingir um novo nível de resistência. Apenas 10 minutos de dor irão proporcionar ganhos muito positivos a longo prazo.

Relaxe (ou tente abstrair-se da dor) e deixe o rolo fazer o seu trabalho. Sabe como utilizá-lo?