Trabalho de casa
Julho 12, 2022Dicas para férias ativas
Agosto 2, 2022Trabalho de casa
Julho 12, 2022Dicas para férias ativas
Agosto 2, 2022O que acontece com o seu corpo quando você para de se exercitar? Infelizmente, perder bons hábitos é muito mais fácil do que ganhá-los...
DATA: Julho 2022
AUTOR: Rui Madeira | Exercício
Embora, na opinião da RM Trainer, seja verdade que o impacto dessas consequências varie de acordo com a idade, o sexo e o tipo e a frequência com que o exercício foi realizado, abandonar a atividade não será uma boa ideia.
Seja qual for o motivo, a falta de atividade física fará com que o corpo perca parte do progresso feito. Segundo um artigo da revista Metropolitan, a ciência do desporto estudou muito bem as repercussões do abandono do exercício e a conclusão é que interromper a prática regular de exercícios favorece o envelhecimento lógico do organismo, em todos os sentidos.
Quanto tempo leva para perder a forma?
Quando a atividade é praticada com alguma frequência, a evolução física cresce exponencialmente; mas se parar de praticar, a regressão é ainda mais rápida. Embora seja verdade que isso dependerá de muitos fatores individuais, há vários especialistas que concordam que com apenas duas semanas todo o progresso alcançado pode ser perdido.
Dependendo de quanto tempo estamos sem atividade física, veremos as seguintes mudanças:
- Dois ou três dias sem se exercitar: não haverá contratempos, você pode até melhorar a sua condição física porque o descanso e a assimilação do treino são favorecidos.
- Uma semana sem se exercitar: sentir-se-á mais inchado e mais lento na hora de voltar a treinar, mas ainda não será motivo para perder a condição física.
- Um mês sem se exercitar: a capacidade respiratória será muito menor e o sistema cardiovascular será menos eficiente, o que também pode traduzir-se em perda de massa muscular.
- Mais de um mês sem se exercitar:a partir deste momento qualquer forma física se tornará uma mera memória, então será hora de recomeçar do zero!
Efeitos que não são vistos, mas sentidos…
Efeitos cardiovasculares
Num corpo ativo e principalmente, se estiver habituado a exercícios de resistência, a capacidade do coração de bombear sangue aumenta e o órgão fica ativo e forte.
Além da boa oxigenação geral praticar atividade física aumenta a capilaridade. Ou seja, cresce a capacidade dos vasos sanguíneos de irrigar mais áreas e órgãos. Um corpo bem oxigenado e bem alimentado não apenas se sente melhor, mas também faz melhor uso de seus recursos e desempenho.
Ao abandonar um treino e reduzir o trabalho dos músculos, o corpo consome menos oxigénio e também gera menos dióxido de carbono. A circulação também diminui, porque os músculos não precisam de suprimentos extraordinários de oxigénio para se manterem ativos.
O metabolismo fica mais lento
Um dos grandes benefícios do desporto é a capacidade de alterar o metabolismo, acelerando-o. Uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercícios permitem atuar no metabolismo, que de outra forma gasta pouco e, portanto, tende a acumular energia na forma de gordura. O treino, ao aumentar a massa muscular, força o metabolismo a consumir mais energia, que não é armazenada.
Por outro lado, o exercício, em geral, facilita a diminuição dos níveis de glicose no sangue, razão pela qual o risco de diabetes também é reduzido.
Adeus ao bem-estar mental
Finalmente, o exercício também tem efeitos na nossa mente. Ao exercitar-se, são libertadas endorfinas, que geram uma sensação de bem-estar e está comprovado que sentir-se melhor psicologicamente afasta o risco de depressão, além de fortalecer a auto-estima e ter uma vida mais plena.
A RM Trainer ressalva então que, como pode comprovar, só existem boas razões para se manter ativo! Pense nisso quando estiver mais desmotivado.
Lembre-se, parar é morrer…