Tendências Fitness 2022
Fevereiro 16, 2022É difícil treinar com um PT?
Março 1, 2022Tendências Fitness 2022
Fevereiro 16, 2022É difícil treinar com um PT?
Março 1, 2022O maior desafio será sempre o começar, quando se trata de uma nova atividade física.
DATA: Fevereiro 2022
AUTOR: Rui Madeira | Exercício
A RM Trainer explora aqui a importância de saber o que fazer e como o fazer nos primeiros dias de treino, ajudando aqueles que pretendem iniciar-se na prática do Fitness e que naturalmente, se possam sentir perdidos.
Um primeiro passo para pensar na sua rotina de exercícios para iniciantes é ter clareza sobre a frequência com que irá exercitar-se. Recomenda-se começar com três vezes por semana. Essa frequência permitirá que possa ter uma rotina de corpo inteiro, sem a necessidade de espaçar os grupos musculares e dar-lhes tempo para se recuperarem antes da próxima sessão. Você necessita de 24 a 72 horas para se adaptar a um estímulo.
O ideal será manter essa frequência por, pelo menos, três meses. Após esse período, poderá iniciar rotinas de condição física mais complexas e começar a treinar grupos musculares em dias diferentes.
Numa fase inicial, cada sessão deverá durar entre 40 e 80 minutos. Recomenda-se treinar 1 hora em cada um dos 3 dias da semana que decidir exercitar-se.
Depois, surge a muitos a seguinte dúvida:
Qual a melhor rotina de exercícios que se deverá fazer nesta fase inicial?
Por ser uma rotina de baixa frequência, será importante selecionar bem os exercícios, aproveitando o treino que incida nos maiores grupos musculares.
Podemos dar como exemplo alguns exercícios de empurrar, funcionais para treinar principalmente ombros, peito e tríceps. Aqui podemos falar por exemplo, das flexões e press de ombro.
Em relação aos exercícios de puxar, próprios para trabalhar as costas, ombros e bíceps, podemos dar o exemplo de remadas, puxadas, etc.
Em relação aos posteriores das coxas, recomendam-se exercícios como a ponte de glúteos e peso morto para incidir nos seus isquiotibiais e glúteos.
Na região anterior das coxas temos o quadríceps o qual podemos trabalhar através de agachamentos e lunges.
Recomenda-se também que não exclua os músculos do seu core. Aqui, numa fase inicial serão recomendadas as pranchas melhorando a sua estabilidade e posteriormente, passar para os mais tradicionais e específicos exercícios de abdominal e lombar.
Idealmente, deverá incluir, pelo menos, um exercício para cada grupo muscular a cada dia.
Como progredir com o passar do tempo?
A forma ideal de aumentar a intensidade do seu treino é a sobrecarga progressiva. Ou seja, a cada dia tente um pouco mais cortando o tempo de descanso, aumentando gradualmente o peso, tornando os movimentos mais profundos, etc. Resumindo, trata-se de dar ao seu corpo um pouco mais de desafio a cada treino.
Para a obtenção dos melhores resultados, sejam quais forem os seus objetivos, a RM Trainer faz uma série de recomendações, tais como:
- Seja paciente e aumente gradualmente a intensidade;
- É fundamental acompanhar o novo hábito de se exercitar com outros hábitos saudáveis;
- Cuide da sua alimentação para uma obtenção de resultados mais rápida e eficaz.
- Coma muita fruta e vegetais, carnes magras, peixes e carboidratos, se possível grãos integrais.
Além disso, também é fundamental que haja consistência, não pare a rotina! Isso também implica respeitar os dias de descanso para a recuperação muscular, dormir um mínimo de 7 horas por dia, recuperar líquidos hidratando-se e alimentando-se de forma saudável.
Se lhe parece uma tarefa impossível com muitas regras difíceis de cumprir, então entregue o processo a um profissional qualificado que o possa orientar, acompanhar e motivar no caminho da obtenção dos seus objetivos.
Agora que começou, não há volta a dar. A única solução é seguir em frente. Bons treinos!