Dores nas costas

5 Mitos perda gordura
Fevereiro 24, 2021
Treino pós infeção Covid-19
Março 10, 2021
5 Mitos perda gordura
Fevereiro 24, 2021
Treino pós infeção Covid-19
Março 10, 2021

A dor nos músculos das costas é comum na grande maioria da população devido ao ritmo frenético de vida atual.

DATA: Março 2021
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Muitas vezes usamos a expressão: ” hoje não me aguento nas pernas!” Mas devemos saber que são as costas e não as pernas, que sustentam o nosso peso e calibram o equilíbrio do nosso corpo.

Pois bem, se tivermos costas fortes e flexíveis, podemos evitar possíveis dores musculares que surgem diariamente devido a más posturas. Além disso, se tivermos músculos suficientemente treinados, iremos proteger a nossa coluna de qualquer impacto ou acidente.

Então, o que fazer para cuidar das suas costas?

Praticar atividade física para reduzir a tensão é essencial, mas também fazer muitos alongamentos para as costas antes e depois dos exercícios físicos. Devemos ter em mente que as costas são a estrutura do corpo que mais peso suporta e devemos “soltá-la” regularmente.

Acredite ou não, o treino de mobilidade e flexibilidade ajudá-lo-ão bastante a manter os músculos alongados e em boa forma.

Porque devemos alongar as costas?

Para melhorar a saúde da mesma. O alongamento é o método mais eficaz (se feito semanalmente) para uma boa mobilidade articular. Desta forma, os músculos ficam em boa forma e evitam-se lesões futuras. Além disso, devemos acrescentar que o ganho de elasticidade nos músculos e tendões gera uma grande melhoria na capacidade de movimentos do corpo humano. E melhor ainda, ao alongarmos com regularidade, evitamos as temidas contraturas musculares e a sensação de fadiga diminui.

Como faço para alongar as costas?

Importante: alongue-se em local amplo para ter liberdade de movimentos. Assim que encontrar o local certo, pode iniciar a sua rotina de exercícios. Os alongamentos devem ser mantidos por um tempo determinado, entre 15 e 30 segundos.

Deve ter em mente que alongar não significa sentir dores nos músculos, pois os movimentos devem ser feitos de maneira suave e lenta. Use um tapete ou toalha para tornar a superfície de alongamento mais confortável.

Com que frequência devo alongar?

É aconselhável introduzir o alongamento na sua rotina diária como algo que faz parte dela. Garantidamente notará grandes mudanças no nível físico e também no mental.

Aconselhe-se com um especialista de exercício físico para que durante o alongamento não realize posturas que possam originar lesões nos músculos. Essa ajuda também o irá motivar a adotar regularmente hábitos antes e depois do exercício físico.

A RM Trainer aconselha e disponibiliza treinos de mobilidade funcional adaptada às características de cada um.

Conheça alguns dos exercícios mais adequados para um melhor controlo postural com o foco na estabilização da coluna, fortalecimento da musculatura das costas e tonificação do abdómen. Exercícios que lhe trazem grandes benefícios e o ajudarão a libertar a tensão.

Após experimentar uma destas sessões irá perceber claramente a falta que a mobilidade lhe faz e o transfer que tem para o seu quotidiano. Nunca mais irá olhar para o alongamento com os mesmos olhos!