Qual o melhor? Flexões ou supino?

Músculos maiores? Baixe repetições!
Novembro 15, 2022

O peitoral deverá ser dos grupos musculares a quem é atribuída mais ênfase nos treinos por parte da grande maioria dos praticantes. Identifica-se com isso?

 

DATA: Novembro 2022
AUTOR: Rui Madeira |Exercício

Muitas vezes, poderão surgir dúvidas sobre qual o melhor método ou melhor exercício para desenvolver determinado grupo muscular.

Algumas observações mostram vantagens das flexões em relação ao supino. Os argumentos vêm de Enkiri, A. um treinador de força, que é também um levantador de peso olímpico. Segundo ele, o seu peito cresceu exponencialmente desde que começou a fazer flexões novamente.

A RM Trainer partilha aqui 3 dessas razões pelas quais as flexões serão a melhor opção para fortalecer o peitoral e construir músculos.

1. Ativação Massiva do Core

É verdade que as flexões ativam mais o core do que os supinos. Isso porque você precisa manter uma posição de prancha e manter essa curvatura neutra da coluna durante as flexões enquanto que no supino está deitado de costas.

“Se fizer flexões com peso, esse efeito tornar-se-á muito mais pronunciado, pois qualquer peso externo que você adiciona às costas estará a trabalhar diretamente contra o seu core”, diz Enkiri.

O seu argumento será que, não importa se você pode realizar o supino com uma grande carga se depois o seu core, abdominais, dorsais e tudo em seu torso não puderem resistir a essa força. É isso que torna a flexão um exercício mais funcional do que o supino. 

2. As escápulas podem mover-se livremente

No supino, as omoplatas ficam presas contra o banco, enquanto nas flexões, as omoplatas ficam livres para se mover. “Isso permite que a escápula se retraia e protraia.

”Alguns benefícios disso são permitir que o serrátil anterior seja direcionado, é uma maneira mais natural de utilizar os ombros e pressionar. 

3. Grande Estímulo à Taxa de Fadiga

Por último, sobre as razões pelas quais as flexões são melhores do que o supino para a força do peito e a construção muscular é exatamente o que as diferencia e que faz muitas pessoas escolherem o supino: é de baixo volume.

As flexões não sobrecarregam o seu corpo como o supino. Por causa disso, as flexões podem ser feitas para altos volumes ou frequências que permitem a execução de um trabalho de alta qualidade e facilmente recuperável. Por esse motivo, as flexões podem ser feitas como um exercício finalizador para aumentar ainda mais os ganhos de peito.

E essas são as 3 razões de Enkiri, A. pelas quais as flexões são melhores do que o supino para força no peito e construção muscular.

A RM Trainer recomenda, no entanto, que varie nos estímulos que fornece, não apenas ao peitoral como a todos os grupos musculares e que não opte apenas por um destes dois exercícios quando pretende desenvolver a força e o tamanho do seu peito.

Caso não saiba por onde começar ou quais as possíveis variações que poderá adotar no seu treino poderá sempre consultar  um Personal Trainer que o ajudará a encontrar o melhor caminho.

“Bons treinos!”