Pequeno-almoço energético

blank
Treino de equilíbrio
Novembro 6, 2019
blank
A RM Trainer voltou à escola
Novembro 20, 2019

Vai ao ginásio de manhã?

Um bom pequeno-almoço pode levar o seu treino para o próximo nível. Saiba porquê!

DATA: Novembro 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

Segundo a revista Metropolitan, esta é a refeição mais importante do dia e é essencial para uma dieta equilibrada. Especialistas insistem na importância de tomar um pequeno-almoço saudável diariamente. E o fato de o fazer todos os dias já é um hábito de uma vida saudável, desde que opte por comer alimentos saudáveis e variados.

Para garantir um bom desempenho, não apenas no treino, mas no dia-a-dia, o pequeno-almoço fornece ao corpo a energia necessária para enfrentar o dia com vitalidade e impede-nos de ingerirmos mais alimentos calóricos ao longo do dia. Além disso, tomar esta refeição todos os dias de maneira saudável evita o risco de problemas de excesso de peso ou outras doenças relacionadas com a alimentação.

Se você é um dos que prefere treinar de manhã, os alimentos que compõem o pequeno-almoço podem depender do tipo de atividade física que irá praticar e também da sua duração: exercícios leves, moderados ou de alta intensidade. No entanto, existem vários alimentos que são ideais para pessoas que treinam de manhã e precisam de energia extra, como abacate, frutas, laticínios, nozes, ovos, etc.

O que comer então antes de ir para o treino?

Antes de mais, é importante saber que deve tomar o pequeno-almoço 1h:30min antes de iniciar o treino. Por exemplo, se a sua ideia é ir treinar às 9h, é melhor comer antes das 7h30. Dessa forma, você garante que já fez a digestão e que o corpo absorveu todos os nutrientes ingeridos. Também deve ser guiado pelo seu bom senso ao escolher alimentos e quantidades.

A intensidade e a duração do treino deverão ser levadas em conta na hora de escolher o que comer, pois não fará sentido ingerir a mesma quantidade antes de um treino moderado de 30 minutos e um treino de alta intensidade de uma hora.

De seguida, ficam algumas sugestões para um pequeno-almoço energético e saudável que poderá adotar à sua dieta, especialmente se for ao ginásio pela manhã.

- Torradas de espelta, abacate e ovo cozido

Ingredientes:

2 fatias de pão integral com espelta

½ abacate

1 ovo cozido

uma pitada de azeite extra-virgem

Dica: pode combiná-lo com um sumo de frutas natural ou um iogurte com cereais ou sementes de chia.

- Bebida vegetal ou iogurte com flocos de aveia e frutas

Ingredientes:

Bebida vegetal (aveia, soja, arroz, amêndoas) ou iogurte natural

Flocos de aveia

Frutas vermelhas (morangos, mirtilos, amoras, framboesas, etc.)

Dica: pode acompanhá-lo com um bolinho de trigo integral e algumas fatias de peru.

- Batido de banana e aveia

Ingredientes:

1 banana madura

¼ chávena de aveia crua

1 colher de sopa de sementes de chia

Leite de amêndoa

Dica: adicione um pouco de canela ao smoothie para dar um toque especial. Pode combiná-lo com uma fatia de pão integral e queijo fresco.

Resumindo, analise o treino que vai realizar (no que toca a intensidade e duração) e adote as quantidades indicadas, passando sempre por uma escolha inteligente dos nutrientes a ingerir. Nunca esqueça que também será importante adotar a alimentação aos seus objectivos de treino. Para uma escolha facilitada consulte um nutricionista especializado em nutrição no desporto. Sinta-se com mais energia para um treino de qualidade!