Osteoporose e o exercício físico

Índice glicémico dos alimentos
Novembro 23, 2021
Treino Personalizado em Lisboa
Dezembro 8, 2021
Índice glicémico dos alimentos
Novembro 23, 2021
Treino Personalizado em Lisboa
Dezembro 8, 2021

Em Portugal, estima-se que a osteoporose afecte cerca de 500 mil pessoas.

DATA: Novembro 2021
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

A RM Trainer achou por bem abordar este tema e dar a conhecer quais as melhores práticas para combater esta limitação, que afecta tantos.

De acordo com Bruce, C. (2020) num artigo da Tuasaude.com, os melhores exercícios para a osteoporose serão aqueles que ajudam a aumentar a força muscular, ossos e articulações e a melhorar o equilíbrio, pois dessa forma será possível prevenir deformidades e fracturas ósseas, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Assim, alguns dos exercícios que podem ser indicados são caminhadas, dança e alguns exercícios de musculação, por exemplo, pois são atividades de menor impacto e que promovem o fortalecimento ósseo.

Além dos exercícios, é importante também que a pessoa tenha uma alimentação saudável e equilibrada e rica em cálcio, além de também ser importante fazer uso dos medicamentos que possam ter sido indicados pelo médico.

É importante que os exercícios sejam feitos sob o acompanhamento de um profissional de educação física ou do fisioterapeuta, pois assim será possível prevenir complicações. Alguns dos exercícios que podem ser indicados no tratamento e prevenção da osteoporose são:

Caminhada- uma ótima opção, pois além de ser de baixo impacto ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes e, assim, diminuindo o risco de fracturas. Além disso, a caminhada ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de fracturas. É recomendado que a caminhada seja feita todos os dias por pelo menos 30 minutos.

Dança- também ajuda a prevenir a osteoporose, pois trabalha diretamente sobre os ossos das pernas, coxa e coluna, ajudando a retardar a perda de minerais nos ossos, além de melhorar a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e melhorar também a qualidade de vida.

Subir escadas- é também um ótimo exercício, já que estimula a produção de massa óssea. No entanto esse exercício não é recomendado para todas as pessoas, já que o impacto é um pouco maior. Assim, será importante consultar o ortopedista ou fisioterapeuta para saber se subir escadas será uma boa opção para o seu caso específico.

Musculação- uma excelente opção de exercício, pois exerce tensão nos músculos e ossos, ajudando a aumentar a densidade óssea e a fortalecer os ossos. Além disso o levantamento de peso é excelente para favorecer a formação de ossos fortes e saudáveis. No entanto é importante que a musculação (ou treino de força) seja feita sob supervisão de um profissional qualificado.

Hidroginástica- também ajuda a prevenir e tratar a osteoporose, pois também é capaz de favorecer a deposição de cálcio nos ossos e, consequentemente, fortalecer os ossos. Além disso, a hidroginástica também ajuda a melhorar a condição física, alivia o stress e a ansiedade e fortalece os músculos.

A fisioterapia é, muitas vezes, indicada com o objetivo de prevenir complicações, como deformações ósseas e fracturas e, por isso, costuma ser recomendada para pessoas que possuem maior nível de perda óssea. Assim, nas sessões de fisioterapia são realizados exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, além de exercícios que ajudam a aumentar a amplitude das articulações.

A RM Trainer alerta que o ideal será sempre aconselhar-se com o seu médico para que lhe seja indicada a melhor solução para o seu caso específico.

A Osteoporose nunca deverá ser vista como um motivo para não efectuar nenhum tipo de exercício físico. Antes pelo contrário, existem fortes evidências que o exercício físico (como acima descrito) ajuda bastante na prevenção da mesma e na obtenção de uma maior qualidade de vida.