O que é o jejum intermitente? Como aplicar?

blank
Obesidade responsável por cancros
Julho 18, 2019
blank
Benefícios do Lunge atrás, como executar?
Julho 25, 2019

Aqui está o que você precisa saber sobre o jejum intermitente

O jejum intermitente (JI) é um padrão alimentar que oscila entre os períodos de jejum e de alimentação. Ele não especifica quais alimentos deve comer, mas sim quando deve comê-los. A este respeito, não é uma dieta no sentido convencional, mas mais precisamente descrita como um padrão alimentar.

DATA: Julho 2019
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

O jejum intermitente é certo para si?

As chamadas dietas da “moda passageira” ocuparam a nossa sociedade por um bom tempo e parecem estar para continuar. Elas prometem rápida perda de peso, tamanhos de cintura menores e muitos sorrisos. No entanto, a maioria delas faz falsas promessas.

Afetam negativamente o nosso metabolismo, provocam desequilibrios e às vezes podem arruinar a nossa relação com a comida. A comida é nossa amiga. A comida é o nosso combustível. É a nossa fonte de energia e pode proporcionar muita felicidade quando consumida adequadamente.

Jejum intermitente é um estilo de vida onde você come dentro de um período de alimentação definido. Dois exemplos populares são o 12/12 (jejum de 12 horas seguido de 12 horas de alimentação) e o 16/8 (jejum de 16 horas seguido de um período de 8 horas de alimentação).

A pesquisa provou os seguintes benefícios potenciais do JI:

* Maior queima de gordura

* Melhor função metabólica

* Níveis de energia mais altos

* Maior clareza mental e concentração

Por causa das janelas de comida encurtadas, você irá naturalmente diminuir as calorias (se é isso que escolhe fazer para a perda de gordura… se o seu objetivo é construir músculos, então você consumiria calorias de acordo com isso). E, quando você combina com a alimentação consciente, pode ver resultados acelerados. Isso significa que não pode comer calorias em excesso durante o período de alimentação e esperar qualquer alteração.

A maneira mais popular de usar o JI é comer à noite, pular o pequeno-almoço e consumir a sua primeira refeição no início da tarde. No entanto, o jejum precisa ser uma decisão consciente de não comer. Deve sentir-se um pouco "doloroso" no começo. Se já tem o hábito de pular o pequeno-almoço, sugere-se escolher outro período de jejum ou ter a sua última refeição mais cedo do que normalmente faz. Por exemplo, se costuma jantar às 20h, faça a sua última refeição às 17h. Saia da sua zona de conforto!

O jejum intermitente é para todos? Talvez não (na verdade, se tiver alguma condição médica, consulte seu médico primeiro). Mas não custa tentar. Se pretende experimentar, faça um plano. Uma semana, duas semanas ou todos os outros dias durante um mês. Tudo o que você escolher, vá em frente e aproveite os resultados!

Adote ou não esta dieta, seja sempre consciente. Tenha em conta os seus objetivos, as suas limitações, possíveis problemas de saúde e alimente-se de forma equilibrada e saudável.