Mate o sedentarismo

blank
Surfar em família
Agosto 12, 2020
blank
Dieta do ovo
Setembro 9, 2020

O sedentarismo não mata de forma fulminante, pelo contrário, ele vai, lenta e progressivamente, forçando o nosso corpo a um estado de letargia consciente, provocando uma série de efeitos nefastos para a nossa saúde.

DATA: Setembro 2020
AUTOR: Rui Madeira | Saúde

O sedentarismo é, por definição, qualquer comportamento consciente, que fazemos enquanto estamos sentados ou reclinados e que implique um dispêndio energético muito baixo, ou seja, um consumo energético menor que 1,5 equivalentes metabólicos (METs), o que significa que a quantidade de músculos a consumir energia é muito reduzida. Quanto mais tempo estivermos neste estado, mais sedentários somos.

Segundo Teixeira E. num artigo da Bwizer, o sedentarismo promove o enfraquecimento muscular, não só do músculo esquelético, mas também do cardíaco.

Além deste impacto na aptidão física e funcional, o sedentarismo também promove a debilidade mental, a perda de apetite e competência sexual e a perda de qualidade de vida. Como se já não bastasse, o sedentarismo, deteriorando o normal funcionamento de diversos órgãos e sistemas, contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, culminando no aumento do risco de morte prematura.

Sim, ser sedentário, além de nos retirar muita vida aos anos, diminuindo, drasticamente, a nossa qualidade de vida, também nos retira anos à vida, aumentando o risco de morte prematura.

São realmente demasiados riscos, mas sabia que existem cada vez mais soluções no mercado para ajudar a mudar o nosso estilo de vida, para outro menos sedentário? Sabia que, mesmo tendo uma doença crónica, existem profissionais especializados que prescrevem e administram exercício, adequado às patologias crónicas mais comuns, de forma segura e eficaz?

A RM Trainer aconselha a que procure um profissional qualificado que o(a) possa ajudar a encontrar o melhor caminho para se tornar ativo(a) tendo sempre em conta a sua situação clínica ou objetivos.

Faça por prolongar a sua vida e com qualidade!