Dia Mundial da Hipertensão
Maio 16, 2023Dia Mundial da Hipertensão
Maio 16, 2023Segundo o estudo "Tobacco", da Facilitas Healthcare, o consumo de tabaco, não só não emagrece, como faz com que as pessoas acumulem mais gordura, especialmente na zona abdominal.
DATA: Maio 2023
AUTOR: Rui Madeira |Saúde
A RM Trainer insiste, diariamente, com todos aqueles que ainda não conseguiram deixar de fumar para o fazerem o quanto antes!
Fumar é um hábito mortal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo mata 5,7 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo.
Em relação à interligação com a Obesidade, uma investigação norte americana concluiu que os fumadores têm maior propensão para acumular gordura na zona abdominal podendo chegar, em média, a pesar mais cinco quilos do que pessoas não fumadoras.
O consumo de tabaco está, normalmente, associado a hábitos pouco saudáveis. Em regra, os fumadores são menos conscientes da sua saúde e apresentam menor força de vontade do que os não fumadores, o que os torna mais vulneráveis ao ganho de peso.
Mesmo no caso dos fumadores que tentam levar uma vida menos sedentária, está comprovado que o tabaco gera dificuldades na criação de músculo, causa flacidez e implica uma respiração descoordenada que dificulta a atividade física”, explica Marta Andrade, terapeuta de Cessação Tabágica da Facilitas Healthcare.
Para além disso, também existem estudos a evidenciar alguma correlação entre o tabaco e as maiores incidências de cancro.
Embora não haja nenhuma evidência substancial da relação direta do cancro da mama e fumar, algumas pesquisas sugerem que fumar faz aumentar o risco deste tipo de cancro.
No entanto, nos últimos tempos, um estudo realizado no Archives of Internal Medicine ganhou mais evidência em relação à questão iminente da relação entre tabagismo e o cancro da mama.
O estudo incluiu cerca de 111 mil mulheres seguidas ao longo de um longo período de tempo, de 1976 a 2006. Os resultados concluíram que as mulheres que tinham um histórico de tabagismo aumentaram suas hipóteses de cancro da mama em 6% do que as mulheres que não fumam.
De acordo com Walter Willet, professor da Harvard School of Public Health, as mulheres que fumaram um maço de cigarros todos os dias antes da menopausa aumentaram o risco de cancro de mama em 6%.
A RM Trainer aconselha a deixar imediatamente o tabaco, só tem a ganhar e irá sentir uma enorme diferença na sua qualidade de vida!
Por maior que seja o seu stress, o tabaco não irá resolver os seus problemas, antes pelo contrário!
Deixe então de fumar, pela sua Saúde!