Abdominais tonificados

blank
Equipa RM Trainer Lisboa
Junho 8, 2021
blank
Porque não perde peso?
Junho 29, 2021

Um abdómen em boa forma, ou seja, liso e tonificado representa a imagem de uma pessoa cuidada e saudável, tanto para homens como para mulheres.

DATA: Junho 2021
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Ter um abdominal vincado deverá ser um dos objetivos mais desejados por todos!

Mas será que o fazem da forma mais eficaz? Será que os exercícios selecionados serão os mais adequados à condição física de quem os pratica? Será que a execução técnica é a mais correta?

Atenção que alguns exercícios poderão não ser os mais indicados para si e, para além disso, podem até comprometer a saúde da sua coluna no futuro.

A RM Trainer deixa aqui 10 de entre os principais motivos que o possam estar a impedir de ter os melhores resultados:

- Disposição genética: alguns apresentam uma maior predisposição para acumular aquela gordura indesejada na região abdominal;

- Falta de sono: a privação de sono aumenta a produção do cortisol (hormona de stress) o qual vai potenciar a acumulação de gordura abdominal;

- Stress: tal como a falta de sono, o excesso de stress provoca a produção de hormonas que contribuem para a perda de massa magra e aumento de massa gorda;

- Restrição alimentar: uma dieta que não assegure as necessidades calóricas diárias irá desacelerar o metabolismo, levando o organismo a queimar menos calorias;

- Comer em excesso: ingerir mais calorias do que irá gastar levará o seu corpo a acumular gordura;

- Desidratação: O consumo de água associado a uma dieta equilibrada rica em fibras e minerais contribui para a sensação de saciedade, para a correta absorção dos vários nutrientes e equilíbrio do corpo. Devem evitar-se alimentos processados pois são ricos em sal, contribuindo para a desidratação e consequente retenção de líquidos.

- Consumo de álcool: as bebidas alcoólicas são muito calóricas, logo contribuem para o aumento da gordura abdominal.

- Má postura: as más posturas adotadas no dia-a-dia associadas a um fraco tónus muscular deixam transparecer a imagem de um abdómen proeminente.

- Planeamento: muitos são aqueles que treinam o abdominal em demasia menosprezando os exercícios que envolvem os grandes grupos musculares que quando bem trabalhados contribuem para a aceleração do metabolismo queimando assim mais gordura.

- Escolha de exercícios: alguns dos exercícios mais sonantes pecam por não solicitarem tão eficazmente a musculatura mais profunda, responsável pela proteção da coluna e redução do perímetro abdominal. Já pensou que algumas pranchas poderão ser mais eficazes que o tradicional crunch?

Resumindo, para a obtenção de um abdómen tonificado será de todo aconselhável a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, com uma alimentação e hidratação regrada. O descanso e a ausência, sempre que possível, de stress também serão um enorme contributo para os tão desejados resultados.

Em relação ao planeamento de treino e à escolha dos melhores exercícios para o seu caso a RM Trainer aconselha-o a procurar a ajuda de um treinador qualificado e com experiência.

Lembre-se sempre que um abdominal esculpido será, acima de tudo, sinal de saúde e não apenas de estética!