Treinar depois dos 50

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Quando atingem uma certa idade, muitas pessoas param de praticar atividade física, seja porque se cansam mais rapidamente, porque as suas articulações ou ossos doem ou porque sofrem de alguma doença.

 

DATA: Outubro 2022
AUTOR: Rui Madeira |Exercício

Este é um tema muito interessante para a RM Trainer, já que grande parte dos clientes se encontram nessa faixa etária ou estão lá perto.

Especialistas apontam os 50 anos como uma linha entre o antes e o depois de uma pessoa! Segundo um artigo da Revista Metropolitan, o corpo humano a partir dessa idade já começa a sofrer mudanças, pois os 50 são indicados como a idade em que o metabolismo começa a desacelerar, a massa muscular começa a ser perdida, a densidade óssea diminui, a pressão arterial e o colesterol aumentam, aumenta a probabilidade de sofrer de diabetes, artrite ou osteoporose, entre outras doenças comuns dos idosos.

Mas o que as pessoas não sabem é que a melhor cura para essas doenças e características dos anos 50 é praticar exercício físico. Os médicos afirmam que a prática moderada de atividade física aliada a uma alimentação equilibrada ajudam a combater tudo o que significa ter mais de 50 anos!

Por esta razão, alguns especialistas recomendam que se façam algumas adaptações ao treino, tais como as pessoas que treinaram anteriormente com barra a substituam pelos halteres. Também recomendam fazer exercícios mais funcionais em vez de específicos, fazendo 3-4 séries de 8-12 repetições (se possível, mas deverá optar sempre por realizar aquilo que consegue fazer em segurança). Por fim, consideram que as sessões não devem durar mais de 45 minutos e que será necessário descansar pelo menos 2 dias por semana.

Algumas das atividades mais recomendadas para esta população específica são:

Caminhadas

Caminhar, pelo menos 30 minutos por dia, beneficiará o seu sistema cardiovascular e também é uma boa maneira de controlar o peso, já que a partir dos 50 anos o metabolismo começa a desacelerar. Se continuar a ingerir as mesmas calorias de antes então será a prática de atividade física que lhe permitirá regular o seu peso.

Corrida

Correr é sinónimo de não precisar de qualquer material extra para poder realizar uma atividade mais completa. Embora possa ser difícil no início, quando adquirir a resistência ela tornar-se-á uma das suas práticas preferidas.Poderá começar com intervalos curtos de 1 minuto de corrida - 1 minuto de caminhada, até atingir a meta que definiu para si mesmo. Verá que em breve os intervalos mudarão bastante e correrá muito mais do que caminha.

Natação

A natação ou atividades aquáticas são uma das primeiras atividades que vêm à mente quando se pensa em qual o exercício que poderá praticar depois dos 50. Na verdade, é uma atividade ideal que contribui para a saúde cardiovascular, além de melhorar a coordenação, aumentar a capacidade pulmonar e ajudar a aliviar problemas musculares.

Ciclismo

Andar de bicicleta, estacionária ou não, é um dos exercícios ideais se deseja aumentar a sua capacidade aeróbica e ter um impacto positivo na sua potência cardiorrespiratória, sem a necessidade de sobrecarregar as articulações.

Ioga/Pilates/Stretching

Ao longo dos anos, as pessoas perdem elasticidade. Isso pode ser mantido ou melhorado graças à prática de atividades físicas como ioga, por exemplo. Este tipo de exercício ajuda a aumentar a flexibilidade, tonificar os músculos e também funciona como terapia emocional.

Treino Funcional

Este tipo de treino será fundamental para que se mexa melhor e com mais qualidade. Funcional significa reproduzir com exercícios no treino aqueles movimentos que são mais importantes no seu dia-a-dia. Nada melhor que o fazer com o acompanhamento de um Treinador certificado para que lhe possa mostrar o melhor caminho e da forma mais segura, tendo em conta não apenas a sua idade, mas todas as limitações que possa ter.

Então, a RM Trainer alerta que não é por ter 50 anos (ou até mais) que não deva treinar, antes pelo contrário, respeite as suas limitações e mexa-se pela sua saúde!

Acredite, esta vai ser a melhor forma de desacelerar o seu envelhecimento.