6 dicas para a caminhada

blank
Atenção ao pequeno-almoço
Outubro 2, 2019
blank
Novidades RM Trainer
Outubro 16, 2019

Caminhar é uma boa prática para se manter ativo(a) durante todo o ano.

Descubra como aproveitar para melhorar as suas caminhadas com estas dicas.

DATA: Outubro 2019
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

Caminhar é um dos exercícios mais fáceis e saudáveis que existem. Quando você caminha, o metabolismo e uma grande parte dos grupos musculares são ativados e tonificados, por isso é um bom exercício praticar diariamente sem dedicar muito esforço e combiná-lo com as suas rotinas semanais de treino.

É um exercício adequado para todas as idades e condições físicas e ideal para praticá-lo durante todo o ano. Ao caminhar regularmente, deverá saber que está a praticar um poderoso exercício cardiovascular, com o qual queima calorias, melhora a respiração, relaxa o sistema nervoso e alivia a tensão acumulada.

Se é um(a) daqueles que andam por toda parte e desfrutam de longas caminhadas em qualquer época do ano, observe estas 6 dicas para aproveitar ao máximo:

1- Equipe-se com material adequado

Antes de tudo, compre ténis flexíveis e use roupas confortáveis e respiráveis. Lembre-se de levar sempre consigo uma garrafa de água para mantê-lo(a) hidratado(a), principalmente durante os meses de verão.

2- Caminhe em ritmo acelerado

Se a caminhada ainda não é um hábito para si, começar a faze-lo pouco a pouco é a melhor maneira de habituar o corpo a praticar exercícios físicos regulares e mantê-lo ao longo do tempo. Comece a seguir um ritmo confortável para si e aumente gradualmente até transformar a sua corrida numa rotina de treino físico. Também pode combinar intervalos de ritmo mais tranquilos com outros, intensificando a velocidade da corrida.

3- Quanto maior a distância, mais benefícios

A distância percorrida é mais importante que a velocidade. E essa é uma dica que você também pode aplicar às suas sessões de corrida. É mais aconselhável (e mais benéfico) estender as distâncias percorridas gradualmente do que aumentar o ritmo de um dia para o outro.

4- Regularidade é a chave

O tempo que dedica a este exercício é essencial para atingir seus objetivos. Se quiser tirar o máximo proveito das suas caminhadas, é melhor caminhar pelo menos 4 a 5 dias por semana e cerca de 30 minutos todos os dias.

5- Melhore a postura para obter melhores resultados

A posição que toma ao caminhar também afeta os resultados. Mantenha as costas e o pescoço retos, melhore a posição da coluna, reduza o impacto nas articulações e evite dores ou lesões. Também não deverá esquecer os seus braços, que podem ser usados para aumentar a sua passada e incentivar a aceleração. Lembre-se de não cerrar os punhos enquanto caminha, pois evita a posição correta do ombro e carrega mais tensão nas costas.

6- O descanso também faz parte do treino

Fazer paragens de vez em quando e respirar também é benéfico e saudável. Se você se sentir exausto(a) ou perceber que os seus músculos precisam descansar, diminua o ritmo da caminhada ou descanse por alguns minutos, hidrate e recupere a força para continuar a aproveitar o passeio.

Aplicando essas dicas, poderá melhorar a sua técnica e aproveitar ao máximo as suas caminhadas. Caminhar regularmente traz benefícios infinitos, incluindo a melhoria da saúde cardiovascular e a redução do stress. Incorpore-o como mais um exercício na sua rotina de treino e experimente todas as suas vantagens!