Não posso treinar porque…

blank
Treino pós infeção Covid-19
Março 10, 2021
blank
2º Aniversário RM Trainer
Março 24, 2021

Quais as barreiras que os portugueses apontam para a prática do exercício físico?

DATA: Março 2021
AUTOR: Rui Madeira | Exercício

É sabido que na hora de treinar, a maioria das pessoas procura instintivamente por uma razão (ou desculpa) para não o fazer…

A RM Trainer tem a noção de que o Personal Trainer tem, desde sempre, a profissão com maior concorrência do mundo pois tudo é prioritário ao treino! Pois é, de todos os compromissos do dia a dia, para a grande maioria, o treino passa invariavelmente para o final da lista.

Mas quais serão então os principais fatores que levam os portugueses a resistir tanto à prática da atividade física? Segundo um artigo da MH com base em dados da Direção Geral da Saúde, existem 3 grandes fatores, são eles:

Falta de motivação (45%)

Solução:

Então pense, que estratégias poderá usar para contornar esta situação? Qual o tipo de treino que mais gosta? Qual o local, indoor ou outdoor? Sozinho ou em grupo? Tem autonomia ou precisa de ajuda? Quanto tempo tem para treinar? Quantas vezes por semana seriam o ideal?

Se ainda assim não chegar a uma conclusão, talvez deva procurar a ajuda de um técnico profissional que o guie neste processo, pelo menos numa fase inicial dando-lhe o empurrão que necessita para encarrilar e tornar-se ativo.

Já pensou em fazer a experiência de treinar um mês com um Personal Trainer? Acredite, o mais difícil será deixá-lo no final!

A RM Trainer para além de lhe poder indicar o melhor caminho através do treino personalizado (presencial ou online) pode também fornecer-lhe acesso à App RM Trainer onde poderá ter o seu treino totalmente personalizado no seu telemóvel.

Falta de tempo ou falta de companhia (40%)

Solução:

A falta de tempo é a DESCULPA mais usada pela grande maioria das pessoas para não treinar. Mas sabia que 1h do seu dia corresponde a apenas 4% da totalidade do dia? Mais ainda, e se lhe disser que essa hora já pode englobar também o banho e não apenas o treino? Sim, hoje em dia cada vez mais fará sentido que os treinos sejam curtos desde que com a devida intensidade.

O treino orientado por um Personal Trainer é a forma mais eficaz de treino onde obtém resultados num período de tempo mais curto! Então não será essa a opção ideal para quem se apregoa de tão ocupado?

Mesmo aceitando que fosse a pessoa mais ocupada do mundo, fica a questão: “Mas e se tivesse tempo?” onde encaixaria o seu treino?

Seria ao final do dia, arriscando que qualquer imprevisto do trabalho ou da sua vida pessoal possam colocar em risco a realização do treino? Ou seria logo de manhã cedinho enquanto o mundo dorme e poderá assim ter o seu período sem interrupções? Já imaginou a sensação de dever cumprido logo antes mesmo de começar a sua azáfama diária? Para além da óbvia sensação de bem estar e prazer que a serotonina e outras hormonas libertadas no seu organismo lhe proporcionarão…

Será assim tão difícil acordar um pouco mais cedo para cumprir esta tarefa? Pode começar a solucionar esta questão organizando-se no dia anterior indo para a cama mais cedo…Sabia que as pessoas de sucesso se deitam em média às 22h e se levantam em média às 5h da manhã? Pense no que seria diferente no seu dia se cumprisse este horário…

Ainda assim, precisa de companhia?

Ok, mas já sondou realmente os seus amigos sobre a possibilidade de treinarem em conjunto? Ou assume à partida que não encontra ninguém? Em todo o universo dos seus amigos, familiares ou colegas será que ninguém o acompanha? Talvez deva repensar as suas companhias…(apenas uma dica)

Aliás, se o seu parceiro de treino se juntar a muito custo quase que por obrigação então mais vale treinar sozinho pois ele só o vai “puxar para baixo” e será mais um obstáculo do que uma solução.

Ao invés, talvez seja uma boa ideia aliar-se a alguém que já esteja motivado e que tenha o hábito de treinar pois assim haverá certamente mais probabilidades de conseguir essa motivação que lhe falta e de continuar o processo ao longo do tempo.

Incapacidade física, doença ou receio de contrair lesão (15%)

Solução:

Se tem alguma limitação ao exercício físico então será fundamental ser orientado por um especialista, seja Médico, Fisioterapeuta, Personal Trainer ou o que for para o orientarem da melhor forma. Agora também é certo que muito provavelmente haverá alguma forma de conseguir adaptar o tipo de exercício físico à sua condição!

Nestes casos será fundamental, antes de mais, que aceite que precisa de ajuda no sentido de uma orientação ficando assim ciente do que poderá ou não fazer. Depois será questão de analisar se o conseguirá efectuar sozinho ou se deverá ser acompanhado.

Desistir sem tentar é que nunca será solução!

Desta forma, verifica-se que todas estas razões apontadas como motivos para a não prática de exercício físico podem ser desmistificadas. Há sempre forma de se dar a volta à questão, desde que realmente queiramos!

A RM Trainer finaliza com uma grande máxima. Já repararam que quando estamos saudáveis descuramos a nossa saúde por completo e só lhe damos real valor quando a perdemos?

Pois é, só na hora da doença pensamos realmente na importância de nos mantermos saudáveis e daquilo que poderíamos ter feito para o evitar…

Seja inteligente e trate a sua saúde da melhor forma possível, é o seu bem mais precioso!